VR implanta áreas de moto e semáforos inteligentes para reduzir acidentes

Douglas baltazar • 16 de outubro de 2025

Medidas tem como objetivo melhorar o fluxo nas avenidas de sentido único


 A Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU) de Volta Redonda iniciou, nesta semana, a instalação de novos semáforos inteligentes e tem investido na alteração da sinalização para aumentar a segurança nos cruzamentos. A medida tem como foco a redução de acidentes com motocicletas, por meio da criação de áreas de acomodação para motociclistas e ciclistas nas avenidas de sentido único, segregando-os dos automóveis.

A primeira área de acomodação foi implantada no cruzamento da Avenida Paulo de Frontin com a Rua Desembargador César Salomonte, no bairro Aterrado, onde também foi instalado um dos novos semáforos. A iniciativa segue o exemplo de outros municípios que registraram redução significativa de acidentes de trânsito.

Segundo o secretário Paulo Barenco, os semáforos inteligentes com áreas de acomodação estão em fase de implantação nas avenidas Lucas Evangelista e 7 de Setembro (Aterrado), Sávio Gama (Retiro), Dr. Nelson dos Santos Gonçalves (Laranjal) e Almirante Adalberto de Barros Nunes – Beira-Rio.

“Os semáforos inteligentes ajustam sua programação de acordo com o fluxo de veículos. As avenidas de sentido único foram priorizadas, pois a implantação de semáforos e áreas de acomodação se mostrou necessária”, explicou Barenco.

Trabalho integrado por um trânsito mais seguro

Barenco destaca que as mudanças fazem parte de um conjunto de medidas integradas, incluindo ações educativas e fiscalização, em parceria com outras secretarias, como Ordem Pública (Semop) e Guarda Municipal (GMVR).

“Os novos semáforos e alterações na sinalização vertical e horizontal vão proporcionar maior fluidez e segurança no trânsito, especialmente diante do aumento de acidentes com motocicletas. O trabalho é integrado para avançarmos nessas questões”, afirmou.

O prefeito Antonio Francisco Neto reforça que a segurança no trânsito depende da participação de toda a sociedade, incluindo condutores, pedestres e o poder público.


“Temos ações educativas, de fiscalização e prevenção, além do trabalho da STMU. A instalação desses semáforos vai melhorar o trânsito nos horários de maior movimento, e as áreas destinadas a motociclistas e ciclistas contribuirão para tornar o trânsito mais seguro. Mas contamos com a conscientização de todos, respeitando o espaço e o tempo do outro”, destacou.


COMPARTILHE:

Por Douglas baltazar 31 de outubro de 2025
Saiba mais informações sobre o evento

Ouça a notícia completa