INSS começa a devolver descontos indevidos a herdeiros e pensionistas

Douglas baltazar • 20 de novembro de 2025

Pedidos podem ser feitos ao instituto a partir desta quarta-feira (19)

Herdeiros e pensionistas do INSS podem pedir, a partir desta quarta-feira (19), a devolução dos descontos indevidos feitos por entidades associativas nos benefícios dos segurados já falecidos. A iniciativa vale para descontos realizados entre março de 2020 e março de 2025 nos benefícios de 800 mil pessoas falecidas.

No caso dos pensionistas, o pedido pode ser feito pelo titular da pensão por morte no aplicativo “Meu INSS”, na Central 135, no PrevBarco ou em uma agência dos Correios. Para os herdeiros, primeiro, é necessário ter a condição reconhecida pelo INSS. Para isso, no “Meu INSS”, vá em "Consultar Descontos de Entidades Associativas". Depois, selecione a opção "Consultar Descontos - Benefício de Pessoa Falecida - para o Sucessor ou Herdeiro" e siga para "Pedir Análise". Será necessário juntar a documentação que comprova a condição de sucessor ou herdeiro, como escritura pública, identidade e comprovante de residência.

Se a situação for reconhecida pelo INSS, será possível solicitar a devolução dos descontos indevidos pela Central 135, pelos Correios, pela PrevBarco ou pelo “Meu INSS”. No aplicativo, vá em "Consultar Pedidos" e, depois, "Cadastrar Sucessor/Herdeiro - Descontos de Entidades Associativas”. Na sequência, siga para "Consultar Descontos de Entidades Associativas". Confira os descontos e marque se foram autorizados ou não. Preencha todos os dados e selecione "Enviar Declaração".

Mais informações, você encontra em gov.br/inss.


COMPARTILHE:

Por Joao Pedro 26 de agosto de 2026
Barra do Piraí – A Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda anunciou, nesta segunda-feira (24), mudanças nas paróquias da região, com transferências e nomeações de padres que passam a atuar nas comunidades a partir de outubro. O comunicado foi assinado pelo bispo diocesano, Dom Luiz Henrique da Silva Brito, e pelo chanceler da Cúria, padre Daniel Cezar de Faria. Segundo a Diocese, as mudanças foram definidas após consulta às partes envolvidas e consideram as necessidades pastorais das comunidades e dos sacerdotes. Em Barra do Piraí, o padre João Pedro da Silva assume a Paróquia Sant’Ana (Catedral), enquanto o padre Alan Maia de França Victor será o novo responsável pela Paróquia São Benedito. Em Santanésia, o padre Paulo Sérgio de Almeida assume a Paróquia Santa Teresinha. Na Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Dorândia, o novo pároco será o padre Daniel Cezar de Faria. Já em Mendes, o padre José Arimateia de Souza passa a conduzir a Paróquia Santa Cruz.

Ouça a notícia completa