Jovens de Volta Redonda representam cidade em seminário nacional

Egressos da Fundação Beatriz Gama debatem autonomia e protagonismo juvenil na construção de políticas públicas

Três jovens egressos da Fundação Beatriz Gama (FBG) representaram Volta Redonda no II Seminário Minha Vida Fora do Acolhimento, realizado neste mês em Belo Horizonte (MG). O evento, sediado no Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, reuniu adolescentes, jovens, profissionais e organizações de todo o Brasil. Eles debateram políticas públicas e estratégias de fortalecimento da autonomia de quem vivencia a transição dos serviços de acolhimento para a vida independente.
Os jovens Bruno Nicolau e os irmãos João Vitor Francisco e Pedro Augusto Francisco, recentemente desligados da FBG, participaram do seminário representando a instituição e o município. A escolha dos egressos se deu após a participação dos três no 1º Encontro de Egressos da Fundação Beatriz Gama, realizado em Volta Redonda no dia 27 de setembro deste ano, e que marcou o início de uma ação permanente de escuta, acompanhamento e fortalecimento do vínculo com os jovens após o desligamento.
Durante o seminário, os representantes da FBG compartilharam suas vivências e dialogaram com outros jovens egressos de diferentes regiões do país, além de conhecer pesquisas, projetos e programas nacionais voltados à proteção e ao cuidado de crianças, adolescentes e jovens.
O jovem Bruno Nicolau teve papel de destaque ao compor uma das mesas de debate representando o estado do Rio de Janeiro. Bruno também foi nomeado para integrar o comitê de liderança do Movimento Nacional Além do Acolhimento, e está pleiteando uma vaga para representar o Brasil na Conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) em 2026, ao lado de outros dez jovens egressos do país.
“Participar desse evento foi uma experiência transformadora. Compartilhar histórias e aprender com outras realidades nos mostra que não estamos sozinhos e que é possível construir um futuro com mais oportunidades”, destacou Bruno Nicolau, egresso da FBG.
O presidente da Fundação Beatriz Gama, Vitor Hugo, ressaltou a importância da participação dos jovens egressos em espaços de protagonismo e articulação nacional. “Ver nossos jovens representando Volta Redonda em um evento dessa dimensão é motivo de grande orgulho. Acreditamos que o acolhimento não termina com o desligamento institucional. É fundamental oferecer acompanhamento, apoio emocional e oportunidades para que esses jovens construam seus próprios caminhos com autonomia e dignidade”, afirmou o presidente.
O seminário foi promovido pelo Movimento Nacional Além do Acolhimento, em parceria com o Movimento Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária e a Juventude em Movimento. Em sua segunda edição, o evento reforçou o protagonismo juvenil e o compromisso coletivo com a construção de políticas públicas que garantam direitos, oportunidades e esperança para os jovens que deixam os serviços de acolhimento em todo o país.


