Sine oferece novas vagas de emprego no Médio Paraíba e na Costa Verde

Interessados devem procurar os postos do Sine com documentos de identificação e carteira de trabalho

As regiões do Médio Paraíba e da Costa Verde somam 87 novas oportunidades de emprego captadas pelos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) nesta semana.
No Médio Paraíba, os municípios de Valença, Vassouras e Barra do Piraí reúnem 80 vagas com remuneração média de um salário mínimo, em funções que variam entre serviços gerais, comércio e atendimento. A maior parte das contratações é voltada a profissionais com ensino fundamental ou médio completo.
Já na Costa Verde, as sete vagas disponíveis concentram-se em Angra dos Reis, com salários entre um e dois salários mínimos. As oportunidades são para funções operacionais e de serviços, como agente funerário, garçom, jardineiro, pedreiro e chapeiro.
Os interessados podem buscar atendimento nos postos do Sine das respectivas cidades, portando documento de identidade, CPF e carteira de trabalho. As vagas estão sujeitas a alterações conforme preenchimento ou novas atualizações do sistema.
O Governo do Estado divulgou que o total de vagas chega a 2.703 oportunidades de emprego formal, estágio e jovem aprendiz no Rio de Janeiro, captadas pela Secretaria de Trabalho e Renda. Por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), são oferecidas 2.015 posições com carteira assinada, distribuídas pelas regiões Metropolitana, Serrana e Médio Paraíba.
A Região Metropolitana do Rio de Janeiro oferece 1.573 vagas de emprego, como técnico de segurança do trabalho, analista de folha de pagamento, cozinheira e encanador industrial, com dois a três salários mínimos (entre R$ 3.036 e R$ 4.554) de remuneração. Para quem ainda não tem experiência, há oportunidades para atendente de lanchonete, técnico de saneamento e lavador de pratos. Já para pessoas com deficiência (PcD), são 323 vagas para diferentes cargos e faixas salariais.
Maioria das vagas no setor de serviços
De acordo com o Observatório do Trabalho do Governo do Estado, 54,9% das vagas são do setor de Serviços e 45,1% do Comércio. Por nível de escolaridade, 35,8% pedem o Ensino Médio completo e 40,8% o Ensino Fundamental completo. A maior parte das vagas (58,2%) exige experiência. É importante manter cadastro e currículos atualizados no Sistema Nacional de Emprego, que analisa o perfil do candidato e a vaga cadastrada pelo empregador.
Para se inscrever ou atualizar o cadastro, é necessário ir a uma unidade do Sine com os documentos de identificação civil, carteira de trabalho, PIS/PASEP/NIT/NIS e CPF. O endereço das unidades e os detalhes de todas as vagas oferecidas podem ser encontrados no Painel Interativo de Vagas, disponível no site www.rj.gov.br/trabalho.
Uma parceria entre o Estado e as instituições Fundação Mudes e CIEE garante estágios para diferentes níveis de escolaridade, além de oportunidades para jovem aprendiz. A Fundação Mudes oferece 251 vagas de estágio nos níveis Superior, Médio e Técnico. Para se candidatar, basta acessar www.mudes.org.br. Já o CIEE oferece 437 oportunidades de estágio para diferentes níveis de escolaridade e também para jovem aprendiz. Informações mais detalhadas podem ser obtidas em www.ciee.org.br.