Saúde bucal chega a comunidades de Paraty em projeto com dentistas voluntários

Sétima edição do "Sorria Paraty” acontece até quarta-feira (26), com previsão de atender 300 crianças em aldeias, quilombo e comunidades litorâneas

A sétima edição do ‘Sorria Paraty’ levará educação e saúde bucal a crianças de aldeias indígenas, território quilombola e comunidades caiçaras de Paraty até quarta-feira (26). Cerca de 300 crianças devem ser atendidas nessa edição.
Nesta segunda-feira (24), o projeto atendeu na escola estadual localizada na aldeia indígena Itaxim Mirim, na comunidade do Paraty Mirim. À tarde, a ação ocorreu na escola estadual localizada na aldeia indígena Tekoha Djey, na comunidade do Rio Pequeno.
Já nesta terça-feira (25), o ‘Sorria Paraty’ estará na associação de moradores do Quilombo do Campinho (na comunidade do Campinho da Independência), durante todo o dia, para os atendimentos.
Na quarta-feira (26) pela manhã, o projeto atenderá na biblioteca comunitária Terra e Mar, no Morro do Ditão, na comunidade do Corumbê. E, em seguida, na associação de moradores da Ilha do Araújo. À tarde, a ação ocorrerá na biblioteca comunitária Colibri, no bairro do Pantanal.
Dividido em oficinas, o projeto mescla educação e combate efetivo à cárie. Os participantes receberão as informações e, em seguida, será realizado o levantamento epidemiológico da cárie e a análise dos dentes cariados, sendo realizado tratamento odontológico atraumático, minimamente invasivo, reduzindo a progressão da cárie, com a utilização do ionômero de vidro, amplamente usado na odontopediatria.
Toda ação é realizada de forma lúdica, com objetos que simulam boca com arcada dentária e língua, onde se executam movimentos de uma técnica adequada de escovação.
O ‘Sorria Paraty’ é um projeto de ação e educação efetiva de saúde bucal, promovido por doze dentistas voluntários que formam o grupo de Promoção de Saúde Bucal, vinculado ao curso de pós-graduação em odontologia da Universidade Paulista (UNIP), em São Paulo. Nessa edição, dez voluntários participarão do evento.
Desde 2023, mais de duas mil crianças já foram atendidas.


