Orquestra de Cordas de Volta Redonda participa da 26ª Bienal de Música Brasileira Contemporânea, no Rio de Janeiro

Douglas baltazar • 24 de novembro de 2025

Concerto do grupo do projeto Volta Redonda Cidade da Música será na Sala Cecília Meireles, nesta quarta-feira (26)

A Orquestra de Cordas de Volta Redonda vai participar da XXVI Bienal de Música Brasileira Contemporânea, promovida pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) e pelo Ministério da Cultura (MinC), no Rio de Janeiro. A edição, que começou no último sábado, dia 22, e vai até 28 de novembro, próxima sexta-feira, celebra os 50 anos tanto da Bienal quanto da própria Funarte, e reúne 50 obras que marcaram a história do evento, lançado em 1975.

O grupo do projeto Volta Redonda Cidade da Música (VRCM) vai se apresentar – a convite da Funarte e da Academia Brasileira de Música (ABM) – na Sala Cecília Meireles, nesta quarta-feira, dia 26, às 19h, sob regência da maestra Sarah Higino. No repertório estão obras de Alfredo Barros, Raul do Valle, Nestor de Hollanda, Ernani Aguiar e Alexandre Schubert.

A programação completa da bienal conta com oito concertos — três de música de câmara, quatro de música orquestral e um de obras eletroacústicas – na Sala Cecília Meireles e no Espaço Guiomar Novaes. Todas as apresentações terão transmissão ao vivo pelo canal da Funarte no YouTube.

A Orquestra de Cordas do projeto ‘Volta Redonda Cidade da Música’ participou da 25ª edição da Bienal de Música Brasileira Contemporânea, promovida pela Funarte em 2023. “Tivemos a honra de abrir a XXV Bienal, também na Sala Cecília Meireles, um dos espaços mais emblemáticos do cenário musical brasileiro”, lembrou a maestra Sarah Higino.

“O concerto foi um sucesso absoluto, com um resultado fantástico que conquistou não apenas o público, mas também o apreço da presidente da Funarte, Maria Marighella, que esteve presente, assim como sua equipe diretiva”, reforçou Sarah, que espera repetir o sucesso nesta edição da bienal.

Projeto

O projeto Volta Redonda Cidade da Música é mantido pela prefeitura e beneficia cerca de quatro mil alunos da rede municipal de ensino – Secretaria Municipal de Educação (SME) e Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda). Também criado há 50 anos, pelo maestro Nicolau Martins de Oliveira, o “Cidade da Música” inclui Orquestra de Cordas, Banda Mini, Banda de Metais, Banda de Concerto, Coro Infantojuvenil, Coro Misto, Orquestra de Violinos e Orquestra de Violoncelos.

Fotos de arquivo: Ana Clara Miranda.
Secom/PMVR


COMPARTILHE:

Por Douglas baltazar 24 de novembro de 2025
Jogo terá início às 18h; programação começa mais cedo, às 16h, com apresentação do Pagode do Vaguin. Semop definiu estratégias de segurança para o evento na Praça Brasil

Ouça a notícia completa