Orquestra de Cordas de Volta Redonda participa da 26ª Bienal de Música Brasileira Contemporânea, no Rio de Janeiro

Concerto do grupo do projeto Volta Redonda Cidade da Música será na Sala Cecília Meireles, nesta quarta-feira (26)

A Orquestra de Cordas de Volta Redonda vai participar da XXVI Bienal de Música Brasileira Contemporânea, promovida pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) e pelo Ministério da Cultura (MinC), no Rio de Janeiro. A edição, que começou no último sábado, dia 22, e vai até 28 de novembro, próxima sexta-feira, celebra os 50 anos tanto da Bienal quanto da própria Funarte, e reúne 50 obras que marcaram a história do evento, lançado em 1975.
O grupo do projeto Volta Redonda Cidade da Música (VRCM) vai se apresentar – a convite da Funarte e da Academia Brasileira de Música (ABM) – na Sala Cecília Meireles, nesta quarta-feira, dia 26, às 19h, sob regência da maestra Sarah Higino. No repertório estão obras de Alfredo Barros, Raul do Valle, Nestor de Hollanda, Ernani Aguiar e Alexandre Schubert.
A programação completa da bienal conta com oito concertos — três de música de câmara, quatro de música orquestral e um de obras eletroacústicas – na Sala Cecília Meireles e no Espaço Guiomar Novaes. Todas as apresentações terão transmissão ao vivo pelo canal da Funarte no YouTube.
A Orquestra de Cordas do projeto ‘Volta Redonda Cidade da Música’ participou da 25ª edição da Bienal de Música Brasileira Contemporânea, promovida pela Funarte em 2023. “Tivemos a honra de abrir a XXV Bienal, também na Sala Cecília Meireles, um dos espaços mais emblemáticos do cenário musical brasileiro”, lembrou a maestra Sarah Higino.
“O concerto foi um sucesso absoluto, com um resultado fantástico que conquistou não apenas o público, mas também o apreço da presidente da Funarte, Maria Marighella, que esteve presente, assim como sua equipe diretiva”, reforçou Sarah, que espera repetir o sucesso nesta edição da bienal.
Projeto
O projeto Volta Redonda Cidade da Música é mantido pela prefeitura e beneficia cerca de quatro mil alunos da rede municipal de ensino – Secretaria Municipal de Educação (SME) e Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda). Também criado há 50 anos, pelo maestro Nicolau Martins de Oliveira, o “Cidade da Música” inclui Orquestra de Cordas, Banda Mini, Banda de Metais, Banda de Concerto, Coro Infantojuvenil, Coro Misto, Orquestra de Violinos e Orquestra de Violoncelos.
Fotos de arquivo: Ana Clara Miranda.
Secom/PMVR


