Reparo em tubulação mobiliza equipes no Centro de Barra do Piraí

Rede antiga se rompe e reforça urgência de investimentos em saneamento no município

Na madrugada deste sábado (10), uma tubulação transversal à Rua Humberto Martuscello, no Centro de Barra do Piraí, se rompeu. As equipes da Secretaria de Água e Esgoto já estão no local realizando os devidos reparos. O serviço conta com o apoio da Guarda Municipal, com o intuito de organizar e escoar o trânsito na região.
Há décadas, as redes de água e esgoto são um problema para o município. A tubulação rompida na Rua Humberto Martuscello tinha cerca de 70 anos, assim como muitas outras existentes na cidade. Além disso, sua estrutura é de eternit, um material não indicado para esse fim, o que torna os reparos ainda mais complexos.
Segundo o secretário de Água e Esgoto, Carlos Afonso Marques, as equipes do SAE e da Cedae estão de prontidão. “Assim que ficamos sabendo do ocorrido, nos dirigimos ao local para buscar as devidas soluções”.
A prefeita Katia Miki falou sobre a situação da rede de água e esgoto do município.
“A situação da água e do esgoto em Barra do Piraí é caótica, como todos sabem. Foram décadas sem investimentos que resultaram em problemas como esse. A utilização de paliativos não é uma opção. Estamos encarando o problema de frente para resolver de uma vez por todas essa questão.”
O novo contrato de concessão com a Cedae prevê um investimento de cerca de R$ 420 milhões até o ano de 2048, com o objetivo de alcançar as metas do marco legal da universalização do saneamento, instituído em 2020. Com o novo acordo, a empresa passa a ser responsável pelo abastecimento de água em todo o município.
Esses investimentos já começam em 2026 com força total. A prefeita destacou a importância do novo contrato com a Cedae.
“Com os investimentos e a responsabilidade da Cedae, conseguiremos sanar esse problema de uma vez por todas. A população não merece sofrer com a falta d’água ou de saneamento. Estamos colocando todo o nosso empenho e comprometimento nesse que pode ser o maior legado da nossa gestão”, finalizou Katia Miki.


