Professores do UniFOA participam de formação continuada

Encontros promovem aprimoramento das práticas pedagógicas

A 7ª Semana de Formação Continuada do UniFOA e EtecFOA reuniu professores e professoras em um momento de aprimoramento sobre práticas pedagógicas. A abertura do evento contou com uma palestra ministrada pela Professora Doutora Cássia Ferri, que abordou o tema “Avaliação em Currículo por Competência” e seus impactos na trajetória acadêmica dos estudantes.
Segundo a palestrante, o modelo baseado em competências é essencial para preparar os alunos para um mundo dinâmico, onde o aprendizado contínuo se tornou indispensável. “Hoje, sabemos que, ao receberem seus diplomas, os estudantes não estão prontos, mas possuem as ferramentas necessárias para continuar aprendendo ao longo da vida”, falou. Para ela, a avaliação não deve ser apenas um instrumento de aprovação ou reprovação, mas um processo contínuo de acompanhamento, que auxilie os estudantes a desenvolverem autonomia e capacidade de autorregulação no aprendizado.
A iniciativa de reunir todos os professores no início do ano letivo foi destacada pela palestrante como fundamental: “Avaliar é monitorar um processo. Pensar na avaliação desde o início do semestre permite que os docentes tenham subsídios para acompanhar o progresso dos estudantes, garantindo um processo de ensino mais eficaz“, afirmou Cássia Ferri.
Maria das Graças, responsável pelo Centro de Aprendizagem e Inovação Pedagógica (CAIP), destacou que a 7ª Formação Continuada foi estruturada com base no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e nos indicadores da CPA. Neste ano, a formação enfatizou o fortalecimento do currículo em construção, metodologias inovadoras e o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas. “Nosso foco está no fortalecimento do currículo, na incorporação de metodologias inovadoras e na melhoria das práticas pedagógicas, sempre dialogando com as demandas emergentes do cenário educacional”, explicou.
A dedicação de uma semana inteira à capacitação docente, segundo Maria das Graças, tem impacto direto na qualidade do ensino. “Esse momento promove a troca de experiências, amplia repertórios metodológicos e possibilita a experimentação de novas abordagens. Mais do que uma capacitação, é uma oportunidade de fortalecer o senso de pertencimento e o compromisso coletivo com a educação”, ressaltou.