Prefeitura de Volta Redonda terá horário especial nesta quarta-feira (24), dia de jogo do Brasil na Copa do Mundo

Joao Pedro • 24 de junho de 2026

A Prefeitura de Volta Redonda terá um horário especial de expediente nesta quarta-feira, dia 24, por conta do jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Futebol, marcada para as 19h. Os servidores terão expediente encerrado às 16h, incluindo a Educação; os guichês da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) no Palácio 17 de Julho; os polos esportivos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel); os Cras (Centros de Referência de Assistência Social) e o Parque Zoológico Municipal (Zoo-VR); mantendo apenas o funcionamento de serviços essenciais.

Saúde
As unidades básicas de saúde, as policlínicas da Mulher, do Idoso e da Cidadania, juntamente com o Centro Cardiológico e as COCs (Clínicas Odontológicas Concentradas) manterão o atendimento normal, até as 17h. Vale lembrar que a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Santa Cruz funciona até 22h; e os recém-implantados atendimentos noturnos das COCs serão suspensos nesta quarta-feira.

Já os hospitais de emergência: São João Batista (HSJB), Dr. Munir Rafful (Retiro) e Nelson dos Santos Gonçalves (Aterrado), seguirão funcionando 24h.


Educação
As aulas nas escolas públicas do município no período da tarde e as do período integral também se encerrarão às 16h. O horário do turno matutino será mantido normalmente.

Assistência Social
A sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) e os Cras também encerrarão o expediente às 16h. Já os equipamentos que funcionam em serviço de plantão, como a Residência Inclusiva, Centro-Pop e o Abrigo Seu Nadim funcionarão normalmente.

Cultura
A Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília, assim como a Secretaria Municipal de Cultura (SMC), também irá encerrar o seu expediente às 16h.

Tarifa Zero
A Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU) informa que a última viagem do Tarifa Zero está programada para 17h30.

Lazer
Os espaços de lazer da Prefeitura de Volta Redonda também encerrarão o expediente às 16h. São eles: o Parque Aquático Municipal, na Ilha São João; e o Parque Zoológico Municipal (Zoo-VR).

Foto: Cris Oliveira – Secom/PMVR.


COMPARTILHE:

Por Joao Pedro 24 de agosto de 2026
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) publicou nota de alerta sobre o uso sem indicação e sem acompanhamento médico de medicamentos da classe dos agonistas do receptor GLP 1, popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras, por crianças e adolescentes. Segundo o comunicado, o uso inadequado pode aumentar a frequência e a gravidade de eventos adversos. Entre os riscos do uso sem acompanhamento estão déficit de crescimento e desenvolvimento; desidratação e distúrbios eletrolíticos; perda de massa muscular; pancreatite aguda; e problemas na vesícula. “O uso com finalidade estética também pode servir de gatilho para transtornos alimentares, como anorexia e bulimia, além de ansiedade e quadros depressivos relacionados à imagem corporal”, alertou a entidade. A SBP também contraindica a utilização de produtos sem procedência ou registro sanitário, incluindo preparações clandestinas, manipuladas ou importadas sem registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “As chamadas canetas emagrecedoras não devem ser utilizadas por adolescentes com peso adequado simplesmente para modificar a aparência corporal ou atingir padrões estéticos”, destacou a nota, ao citar que tais medicamentos têm indicações específicas como obesidade e diabetes tipo 2. “Mesmo diante do diagnóstico dessas doenças, a prescrição não é automática”, completou o comunicado. Na avaliação da entidade, antes de decidir pela prescrição, o médico precisa avaliar a resposta da criança ou do adolescente a intervenções farmacológicas e não farmacológicas prévias, além da gravidade da doença, da presença de comorbidades, de riscos potenciais, da capacidade de acompanhamento e das expectativas do paciente e da família. “A SBP recomenda, inclusive, substituir a expressão popular canetas emagrecedoras por medicamentos para tratar a obesidade”, destacou o comunicado, citando que a terminologia é mais precisa por reconhecer a obesidade como doença crônica, além de deixar claro que o objetivo do tratamento envolve melhorar a saúde e a qualidade de vida, não apenas a perda de peso. “Expressões associadas exclusivamente ao emagrecimento podem contribuir para a banalização do tratamento e reforçar o estigma das pessoas com obesidade que necessitam de farmacoterapia”, completou a SBP.

Ouça a notícia completa