Prefeitura de Barra do Piraí inaugura novo Centro TEA

Sintonia do Vale • 7 de julho de 2025

A Prefeitura de Barra do Piraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou oficialmente o novo Centro TEA do município. A solenidade de inauguração aconteceu na manhã deste sábado (5)

A inauguração marcou mais um passo do município em direção a um atendimento de excelência às pessoas no Transtorno do Espectro Autista.


Com um espaço mais amplo e confortável para os atendidos, suas famílias e profissionais, o novo Centro TEA está oferecendo um atendimento humanizado com profissionais especializados, além de disponibilizar novas especialidades em relação ao centro anterior, bem como novas modalidades de terapia.


Presente na solenidade, a prefeita Katia Miki falou, muito emocionada, sobre a realidade de muitas mães atípicas em Barra do Piraí no passado, destacando assim a relevância do trabalho desempenhado por sua gestão no atendimento e cuidado às pessoas que vivem no Transtorno do Espectro Autista.


"Esse é um momento de muita emoção. Quando eu estava vereadora, fizemos uma Audiência Pública e ouvi vários relatos de mães atípicas que nunca conseguiram um atendimento digno para seus filhos no município. Isso me encheu de vontade de mudar essa realidade. E a inauguração do Novo Centro TEA é uma prova de pessoas que vivem no TEA terão novas oportunidades e possibilidades. Esse é um acontecimento histórico para Barra do Piraí e que fará a diferença na vida de muitas pessoas", ressaltou a prefeita Katia Miki.


Nesse viés, o secretário de Saúde e vice-prefeito, Cristiano Almeida, comentou sobre o contexto por trás da criação do novo Centro TEA.

"Quando assumimos a Secretaria Municipal de Saúde, percebemos que o Centro TEA que atuava na última gestão precisava de uma reorganização. Era um serviço muito perdido, que era tocado por uma empresa terceirizada que não tinha qualquer vínculo direto com a Prefeitura. Dentro do processo de formação do novo Centro TEA, com um trabalho sério e comprometido, nós buscamos, dentro do município, uma parceiria que pudesse entregar um serviço digno, e não há nome melhor do que o Hospital e Maternidade Maria de Nazaré, que, na pessoa de seu administrador Matheus Pedroza, aceitou o desafio. Esse é o início de um trabalho brilhante na Saúde do município. Parabenizo toda a equipe do Maria de Nazaré, da Secretaria Municipal de Saúde, do Centro TEA e todos os demais colaboradores. Vocês estão fazendo parte de um momento histórico", declarou Cristiano Almeida.


Representando a Universidade Geraldo Di’Biase (UGB), Heitor Favieri Neto anunciou que a instituição estará oferecendo total apoio ao Centro TEA.


O administrador do Centro TEA e das requisições do Maria de Nazaré e da Santa Casa, Matheus Pedroza, explicou no que consiste esse apoio.


"O Centro TEA promoverá um eixo cultural e esportivo dentro de sua programação de rotina e, com a parceria da UGB, levaremos diversas atividades deste projeto até o campus da universidade, onde teremos à nossa disposição uma infraestrutura de excelência que auxiliará o desenvolvimento de nossos assistidos, bem como nossos atendimentos", disse Matheus, que também atua como secretário Municipal de Inovação e Tecnologia da Informação.


Matheus ainda declarou que "este é um sonho que se tornou realidade. Sou pai de um menino com TEA, e muitos dos profissionais que atendem em nosso Centro TEA já atenderam meu filho. Hoje, o mesmo tratamento que procurei para o meu filho está disponível para nossos assistidos. Agradeço à Katia e ao Cristiano pela confiança no Maria de Nazaré e em nossa administração".


Também estiveram presentes na solenidade o deputado estadual Munir Neto, os vereadores Luiz Felipe Ludi, Jeordane Perino e João Paulo Novaes. Além deles, também participaram da cerimônia a coordenadora geral do Centro TEA, Marcelly Campos; diversos secretários do município; o secretário de Acessibilidade de Miguel Pereira, Vitor Bressan, e outras autoridades.


Fonte: Prefeitura de Barra do Piraí


COMPARTILHE:

Por Joao Pedro 21 de maio de 2026
O atacante Pedro marcou o gol da vitória de 1 a 0 do Flamengo sobre o Estudiantes (Argentina), na noite desta quarta-feira (20) no estádio do Maracanã. Com este resultado o time da Gávea se garantiu, de forma antecipada, nas oitavas de final da Copa Libertadores da América. Com os três pontos conquistados em casa, o Rubro-Negro da Gávea chegou ao total de dez, não podendo mais ser ultrapassado pelos argentinos, que ocupam a terceira posição do Grupo A com seis pontos. O detalhe é que o Flamengo ainda pode receber mais três pontos, referentes ao jogo diante do Independiente Medellín (Colômbia), que foi cancelado por causa de atos de vandalismo de torcedores da equipe colombiana. A partida disputada nesta quarta no estádio do Maracanã foi marcada pelo equilíbrio. Apesar do apoio de sua apaixonada torcida, o time da Gávea encontrou muitas dificuldades de criar oportunidades de marcar diante de um Estudiantes que se arriscava muito ao marcar de forma adiantada.  Com isso, as melhores oportunidades da equipe comandada pelo técnico português Leonardo surgiram apenas após o intervalo. E foi no segundo tempo, aos 19 minutos, que Pedro marcou o gol da vitória. O centroavante do Rubro-Negro aproveitou rebote dado pelo goleiro Muslera para dominar com a perna direita e chutar com a esquerda para o fundo do gol. A partir daí o Flamengo melhorou ainda mais, e ficou muito perto de ampliar. Mas o placar permaneceu sem novas alterações até o apito final.

Ouça a notícia completa