Outubro Rosa: Sesc oferece mamografia, ultrassonografia de mamas e Papanicolau gratuitos em Barra Mansa

Douglas baltazar • 4 de outubro de 2024

Chances de cura ultrapassam os 90% quando esses tumores são diagnosticados e tratados em estágio inicial


Barra Mansa – Em prol do Outubro Rosa, o Sesc RJ oferece exames gratuitos de mamografia, ultrassonografia de mamas e Papanicolau. Em Barra Mansa, mulheres entre 25 e 64 anos (Papanicolau) e 50 a 69 anos (mamografia) podem realizar os exames. Pacientes fora dessas faixas etárias serão atendidas com requisição médica. O agendamento pode ser feito presencialmente no endereço: Sesc Barra Mansa – Av. Tenente José Eduardo, 560. E através do telefone: (24) 3324-2630.


Diagnóstico precoce é determinante para a cura

Especialistas apontam o diagnóstico e o tratamento ainda em estágio inicial como fatores determinantes para o enfrentamento do câncer, com taxas de cura superiores a 90% nos casos de mama e de colo de útero. Somente este ano, os espaços Sesc+ Saúde e as duas Unidades Móveis Sesc Saúde Mulher realizaram cerca de 8 mil exames.
Tradicionalmente, em razão do déficit desses equipamentos e da grande demanda, há casos em que mulheres aguardam de 3 a 9 meses para obter o laudo após a realização dos exames, sendo que no serviço prestado pelo Sesc RJ esse prazo é de menos de 20 dias.
“Devido à grande adesão da campanha realizada em 2023, estamos repetindo a ação este ano e com novidades. Além de contarmos com mais três unidades – Tijuca, São João de Meriti e Três Rios –, adicionamos a ultrassonografia de mamas, um exame complementar à mamografia, que oportuniza o rastreamento das mulheres fora da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde. Não podemos admitir a ocorrência de mortes causadas por essas doenças, cujas chances de cura são enormes quando são detectadas em estágio inicial”, explica Marcus Bezerra, gerente de Saúde do Sesc RJ.


COMPARTILHE:

Por Douglas baltazar 24 de abril de 2025
Segurado pode fazer o processo no aplicativo ou no site Meu INSS

Ouça a notícia completa