Mutirão de dermatologia atende mais de 300 pessoas no Hospital São João Batista em Volta Redonda

Iniciativa, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia em todo o país, faz parte do Dezembro Laranja, mês de prevenção do câncer de pele

O Hospital São João Batista (HSJB), da rede municipal de saúde de Volta Redonda, sediou neste sábado (13), das 9h às 15h, o Dia do Atendimento do Dezembro Laranja, que atendeu 341 pessoas em uma ação gratuita promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em todo o país, voltada ao diagnóstico precoce e à prevenção do câncer de pele, o tipo mais comum entre os brasileiros. O atendimento foi feito no ambulatório da FOA (Fundação Oswaldo Aranha), ao lado da unidade hospitalar.
De acordo com a SBD, o objetivo da campanha contra o câncer de pele é chamar a atenção para a importância do autocuidado e da realização do check-up anual com o dermatologista, medidas essenciais para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, doença que representa cerca de 33% de todos os casos de câncer no Brasil, segundo o Ministério da Saúde.
A doutora Cinthia Dinis da Costa, dermatologista pela SBD, ressalta que as chances de cura são muito altas quando o tumor é identificado no início.
"É muito importante a gente dedicar um dia de atendimento em grande quantidade para as pessoas. O câncer de pele é o mais comum entre todos os cânceres. A gente está aqui para fazer diagnóstico e ser resolutivo", disse Cinthia.
Oportunidade para a prevenção
De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), mais de 220 mil novos casos de câncer de pele são estimados por ano no Brasil, o que faz da doença o tumor de maior incidência no país. E a falta de acesso a cuidados dermatológicos aumenta ainda mais a preocupação.
O diretor-geral do Hospital São João Batista e vice-prefeito, Sebastião Faria, ressalta a importância da atenção diária à saúde da pele e a oportunidade de a população aproveitar o sábado para fazer um diagnóstico.
“A pele é o maior órgão do corpo e a função do órgão é a proteção, e vivemos em um país com alta incidência de raios solares e outras radiações. Essa ação gratuita beneficia muitas pessoas que acabam não conseguindo ir para um atendimento durante a semana, por conta de outros compromissos. Foi uma ótima oportunidade para a população fazer o seu check-up, prevenindo o câncer de pele”, afirmou Faria, ressaltando ainda a importância do autocuidado. “Observe pintas, manchas e lesões suspeitas, proteja-se do sol e busque o dermatologista para uma avaliação regular", completou.
A Regina Falcão Alves, moradora do bairro Vila Mury, elogiou a iniciativa.
"Eu acho que é uma iniciativa muito importante e o atendimento muito bom. Muito legal ter essa oportunidade de consultar com um dermatologista, até por conta do aumento das temperaturas, o que afeta bastante a pele" disse Regina.
A Wilma Moreira, moradora do bairro Jardim Belvedere, destacou o atendimento.
"Muito bom o atendimento da médica e este evento da prefeitura. Muito importante para as pessoas que não têm acesso a este tipo de consulta", ressaltou.
Fotos de Adriana Cópio – Secom/PMVR.


