BP: obra do complexo viário tem previsão de ser concluída no 2º semestre de 2025

Douglas baltazar • 26 de setembro de 2024

O investimento total foi orçado em R$ 62 milhões

Iniciadas em julho deste ano, as obras de construção do complexo viário de Barra do Piraí têm previsão de ser concluídas no segundo semestre de 2025. Realizadas pela MRS, as obras incluem a construção de uma ponte de 135 metros de comprimento sobre o Rio Paraíba do Sul, um viaduto de 94 metros de extensão sobre a ferrovia, na região do Parque de Exposições, além de calçadas e acessos para pedestres.

O investimento total foi orçado em R$ 62 milhões e poderá reduzir aproximadamente 40% do fluxo de veículos na região central da cidade, de acordo com o estudo de tráfego realizado por uma consultoria especializada. Além disso, após finalizado, o complexo ajudará na redução de riscos de acidentes ferroviários e proporcionará uma alternativa de trânsito para a ligação direta do Centro aos bairros da região Leste e a BR-393.

Tráfego de pedestres – Durante o período de construção, nenhuma passagem de pedestres será fechada permanentemente. Em caso de alguma interrupção momentânea ou mudança de acessos, a comunidade será comunicada com antecedência mínima de uma semana e receberá orientações de acessos alternativos.

Além do viaduto rodoviário e ponte, faz parte do escopo a adequação do sistema viário com implantação de sinalização horizontal e vertical, iluminação, energia elétrica, paisagismo, urbanismo, drenagem, pavimentação e terraplanagem. (Imagem: Divulgação)


COMPARTILHE:

Por Douglas baltazar 22 de junho de 2026
Secretaria Municipal de Assistência e Prevenção às Drogas levou 40 famílias participantes da iniciativa que trabalha a prevenção e o fortalecimento dos vínculos Um passeio de 40 famílias ao município do Rio de Janeiro, com direito a visita ao Cristo Redentor, Museu do Amanhã e Praia de Copacabana, encerrou com chave de ouro o oitavo ciclo do programa “Famílias Fortes” realizado em Volta Redonda. A iniciativa do Governo Federal, coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência e Prevenção às Drogas (Semapred) no município, envolveu, ainda, encontros no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Três Poços com as famílias participantes, trabalhando o cuidado, aprendizado e fortalecimento de vínculos. O psicólogo Antônio Morais, da Semapred, falou sobre a importância do passeio como conclusão do ciclo. “Uma manhã maravilhosa para trazer as famílias que participam do programa. Um momento de muita alegria, muita diversão e, principalmente, para trazer essas famílias para o lugar onde elas merecem estar. Um lugar de acessibilidade, de participação e para desfrutar de um momento tão maravilhoso com essa paisagem”, explicou Antônio, mostrando a paisagem do Rio de Janeiro vista dos pés do Cristo Redentor. Mães participantes dos encontros, Daniele Conceição de Souza Nogueira e Sulamita Aparecida Fonseca elogiaram a iniciativa e a oportunidade da viagem para conhecer os famosos pontos turísticos e reforçar a integração entre as famílias “O programa foi um presente pra gente. Esse fortalecimento de vínculo familiar. E de bônus, esse passeio incrível, que tem um gostinho de família, porque a gente está aqui com os laços que a gente criou dentro do grupo, com mulheres e seus filhos. Então foi muito especial esse passeio”, afirmou Sulamita. “É inexplicável a experiência de estar aqui com o grupo, foram ótimas as reuniões e para ‘lacrar’: essa viagem maravilhosa. Se você puder, venha com a sua família, participe você também”, completou Daniele. Os adolescentes também curtiram o passeio, onde puderam aprender, interagir entre eles e reforçar os vínculos familiares. “Eu achei muito legal, quero vir mais, vir com a minha família foi muito interessante”, falou Agatha Monique Queiroz Neto, de 12 anos. “Foi muito legal. Eu aprendi como minha família é tão importante e estou aqui”, destacou Gabriel Davi Duarte dos Santos, de 13 anos. O diretor-técnico da Semapred, Vinícius Silva, acompanhou o grupo na viagem ao Rio e falou sobre o momento, que proporcionou prevenção com experiência cultural às famílias. “Trazendo essa mensagem de trabalhar essas habilidades emocionais, as habilidades do adolescente e fazer com que a família leve pra casa esse momento, troquem entre eles esse afeto e cada vez mais se sintam fortalecidos como família”.

Ouça a notícia completa