Barra do Piraí dá início ao Plano de Mobilidade Urbana

Douglas baltazar • 22 de outubro de 2025

Palestra com arquiteto Vicente Loureiro apresenta caminhos para crescimento seguro e sustentável da cidade


A Prefeitura de Barra do Piraí realiza, nesta quarta-feira (22), a Palestra do Plano de Mobilidade Urbana, um marco importante para o desenvolvimento do município. O evento acontece a partir das 18h, no auditório da UNIFAA, e contará com a presença do arquiteto e urbanista Vicente Loureiro, atual conselheiro da Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp).

A iniciativa marca o início da construção do Plano de Mobilidade Urbana de Barra do Piraí, ferramenta essencial para orientar o crescimento da cidade de forma inteligente, planejada e sustentável, garantindo deslocamentos mais seguros, eficientes e humanos.

De acordo com o secretário de Segurança, Mobilidade Urbana e Ordem Pública, Rômulo Mello Massacesi, a elaboração do plano é uma etapa indispensável para o futuro da cidade.

“O plano de mobilidade urbana funciona como um mapa do crescimento inteligente das cidades. É uma condição necessária para que possamos captar recursos e investir de maneira responsável. Os governos federal e estadual exigem esse planejamento justamente para garantir que os investimentos públicos sigam uma diretriz técnica e sustentável. Barra do Piraí já deveria ter dado esse passo há algum tempo, mas agora estamos iniciando oficialmente esse processo, com toda a legislação sendo estruturada para que a cidade avance de forma segura e orientada”, destacou o secretário.

O evento será aberto ao público e contará com apresentações sobre o processo de construção do plano, o atual cenário da mobilidade urbana no município e as perspectivas futuras para o setor.

Programação

17h30 – Coffee Break

18h00 – Abertura Institucional


COMPARTILHE:

Por Douglas baltazar 31 de outubro de 2025
Saiba mais informações sobre o evento

Ouça a notícia completa