Alunos da região garantem vaga em torneio mundial de robótica

Primeira edição da Roboventure no estado classificou equipes para etapa nacional e internacional; colégio de Barra Mansa se destaca com três premiações

A primeira edição da Roboventure no estado do Rio de Janeiro foi realizada no último sábado (28), no Colégio Nossa Senhora do Amparo, em Barra Mansa (RJ). O torneio de robótica, promovido pela Olimpíada Brasileira do Saber (OBS) em parceria com o Colégio Amparo, reuniu 18 equipes de escolas de Barra Mansa, Volta Redonda, Barra do Piraí e Angra dos Reis.
Estudantes dos Ensinos Fundamental (nível 01) e Médio (nível 02) competiram em três modalidades: ‘Robô de Sumô’ (combate entre robôs); ‘Robô Segue Linha com Obstáculos’ (em que os robôs devem completar um percurso desviando de obstáculos); e ‘Robô Segue Linha sem Obstáculos’ (onde vence o robô mais rápido e preciso no trajeto).
As três primeiras colocadas de cada categoria, em ambos os níveis, receberam troféus, medalhas e, principalmente, garantiram vaga para a etapa nacional da competição, marcada para setembro, na cidade de Serra Negra (SP). As equipes vencedoras também passaram a ser habilitadas para a RoboParty 2026, competição internacional que ocorrerá em Portugal.
Três equipes do Colégio Nossa Senhora do Amparo conquistaram a classificação internacional, consolidando o desempenho dos anfitriões no evento. A instituição foi um dos destaques da etapa estadual, especialmente no nível 01. A equipe Star Makers conquistou o primeiro lugar nas categorias ‘Segue Linha’ e ‘Segue Linha com Obstáculos’, além do terceiro e quarto lugares na disputa de ‘Robô de Sumô’.
“Os resultados Star Makers foram extremamente gratificantes. Eles comprovam a força do trabalho em equipe e o empenho dos nossos alunos, principalmente por se tratar de uma equipe que tem pouco mais de um ano de existência. Já estamos colhendo frutos muito significativos. A competição foi de altíssimo nível, com equipes da região mostrando todo o seu potencial, e isso torna o resultado ainda mais especial. Agradeço a todo o time do Colégio Nossa Senhora do Amparo, que sempre apoia com entusiasmo nossos projetos de robótica”, destacou o professor Frederico Pitassi, responsável pela orientação da equipe.
Entre os alunos que participaram do torneio está Arthur Souza, 14. Estreante em competições, ele avaliou positivamente a experiência. “Foi muito especial participar da Roboventure. Entrar para a equipe de robótica do colégio melhorou muito meu raciocínio lógico, minha interação com os colegas e me despertou ainda mais interesse pela área de tecnologia. Quero continuar me dedicando e aprendendo cada vez mais”, disse.
Além das competições, o evento contou com uma mostra de projetos escolares de robótica desenvolvidos por alunos das quatro cidades envolvidas. Os trabalhos chamaram atenção pela qualidade técnica, inovação e envolvimento dos estudantes, reforçando a robótica educacional como ferramenta pedagógica multidisciplinar.
Para a diretora do Colégio Nossa Senhora do Amparo, Irmã Cleidimária Pinheiro, a iniciativa extrapola o ensino técnico. “Eventos como esse proporcionam muito mais do que aprendizado técnico. Eles desenvolvem o trabalho em equipe, fortalecem o raciocínio lógico, estimulam a autonomia dos alunos e preparam nossos jovens para os desafios do futuro com criatividade e responsabilidade”, afirmou.
Fonte: Diário do Vale