Aberta as inscrições para a 5ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres de Volta Redonda

Aberta as inscrições para a 5ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres de Volta Redonda

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) e Ministério das Mulheres, abriu as inscrições para a Vª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres. O evento, que é aberto ao público, acontecerá nos dias 25, das 18h às 21h, e 26 de julho, das 8h às 20h, na Câmara Municipal de Volta Redonda, no bairro Aterrado, e os interessados em participar podem se inscrever no link: bit.ly/VªCNDM.
A secretária municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos, Glória Amorim, destacou a importância de uma ampla participação das mulheres como protagonistas em políticas públicas.
“É um momento importante, a oportunidade para que as mulheres possam participar e dizer sobre os avanços e retrocessos das políticas para mulheres. Importante também que os municípios possam avaliar as conquistas, os direitos das mulheres, sobre o que avançou em políticas públicas. Saber sobre as políticas municipais, estaduais e nacionais. Se é assim mesmo o que a gente quer. Se o SUS (Sistema Único de Saúde) está bom ou ruim. Que a população feminina possa opinar democraticamente a cerca dessas políticas implementadas. Teremos no país a Vª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres, o que está ocorrendo também nos estados e municípios com datas pré-estabelecidas. Todas estão convidadas. Mulheres dos bairros, mulheres negras, jovens, mulheres LGBTI+, estudantes, mulheres que atuam nos sindicatos, nas associações de moradores, trabalhadoras dos serviços públicos e iniciativa privada, de organizações e movimentos populares”, concluiu.
A secretária lembra ainda que quanto maior for a representatividade feminina, melhor será a avaliação.
“O tema deste ano, 2025, é ‘Mais democracia; Mais Igualdade; Mais Conquistas para todas’. Em Volta Redonda somos 54% da população. Este é um momento muito importante para a sociedade e para as mulheres interessadas neste debate, de mostrar a sua força e influir nas decisões políticas e dizer o que pensa e o que reivindica democraticamente”, afirmou Glória Amorim.
A subsecretária municipal da SMDH, Juliana Rodrigues, comentou a realização do evento: “A conferência municipal é um espaço democrático fundamental para fortalecer a participação feminina na construção das políticas públicas, ela permite que as mulheres expressem suas demandas e avaliem as políticas implementadas. É importante a participação de mulheres de variados segmentos para que os debates sejam ricos, as prioridades definidas e a política pública para as mulheres fortalecida.”
Secom/PMVR.