Volta Redonda terá capacitação para atendimento à população imigrante e refugiada
Matheus Suominsky • 21 de agosto de 2024
As inscrições serão finalizadas na sexta-feira (23)
A Secretaria de Assistência Social de Volta Redonda vai promover uma capacitação para atendimento à população imigrante e refugiada. O evento será realizado no dia 28 de agosto, das 8h30 às 17h, no Auditório Milton Santos, no UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase), bairro Aterrado.
Profissionais que atuam na Assistência Social, Saúde, Educação de Volta Redonda (na rede pública ou privada), ou em entidades vinculadas aos conselhos municipais, além de lideranças comunitárias, podem realizar a inscrição, até sexta-feira (23), preenchendo umformulário online.
Entre os temas que serão abordados na capacitação estão “Conceitos básicos sobre refúgio, imigração e apatridia – situação de pessoas que não têm sua nacionalidade reconhecida por nenhum país”; “Boas práticas no atendimento”; “Principais barreiras de acesso da população imigrante e refugiada interseccionalizando a questão de raça, gênero e etária”; “Equidade e rede de atenção à saúde”; “Imigração, refúgio e assistência social”; e “Documentação da imigrante e noções para o preenchimento do Sismigra (Sistema de Registro Nacional Migratório)”.
Haverá espaço para atendimentos a imigrantes e refugiados no local da capacitação. É importante levar os seguintes documentos: RNM (Registro Nacional Migratório), comprovante de residência no Brasil, Certidão de Nascimento, certidão de antecedentes criminais e documentos do país de origem.
O evento será realizado no Auditório Milton Carlos, 6° andar, Bloco IV, do UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase). A instituição educacional fica na Rua Deputado Geraldo Di Biase, nº 81, no Aterrado, em Volta Redonda.