Volta Redonda sedia etapa da Olimpíada Brasileira de Robótica

Evento é gratuito e será realizado no Colégio João XXIII no sábado (23), com a participação de 92 equipes inscritas

A cidade de Volta Redonda sediará a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) no sábado (23). O evento, que é gratuito, será realizado no Colégio João XXIII, no bairro Retiro, e contará com a participação de 92 equipes inscritas.
As competições ocorrerão entre 7h e 18h. A OBR esteve recentemente representada no RoboCup 2025, o maior evento de robótica e inteligência artificial do mundo, que aconteceu em julho deste ano em Salvador.
As equipes que participam da etapa da OBR em Volta Redonda vão se dividir entre as modalidades “Robótica de Resgate”, onde um robô autônomo passa por diversos obstáculos e desafios até chegar em uma sala onde há vítimas vivas e mortas para serem resgatadas, simulando o atendimento em caso de incêndio. E “Robótica Artística”, onde serão apresentados espetáculos, incluindo dança, teatro, contação de histórias e truques de mágica, todos com interação entre robôs e humanos, através de programação e sensores pré-definidos.
Além das tradicionais modalidades – “Resgate de Robôs” é a competição com maior número de equipes no Brasil e no mundo –, haverá apresentações de trabalhos de diversas instituições da região, bem como atividades, oficinas de robótica, origami e pintura em gesso, além de praça de alimentação funcionando o dia todo com lanches, almoço, tortas e açaí.
Dez anos da equipe de Robótica do João XXIII
A equipe de Robótica do Colégio João XXIII completa 10 anos de atividades sob a coordenação do professor Frederico Pitassi de Paula, que além de professor da instituição é um dos coordenadores estaduais da OBR e representante do Sul Fluminense na RoboCup, competição que rendeu à equipe o campeonato mundial da Mostra Nacional de Robótica (MNR).
“Estamos preparando uma grande comemoração para o mês de outubro para enaltecer as conquistas da equipe de Robótica do João XXIII, principalmente o resultado na RoboCup, marca histórica para uma escola pública do município”, disse Frederico Pitassi.
Segundo a aluna Letícia Oliveira da Cunha, que faz parte da Robótica desde o início do ano, é uma experiência única e inspiradora.
“É muito legal poder participar de um campeonato deste nível e ver a nossa equipe fazer parte de algo tão grandioso, para mim é muito importante e me sinto grata por fazer parte disso”, falou.