Volta Redonda convida população a participar da Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico

Douglas baltazar • 9 de dezembro de 2025

Audiência pública acontece no próximo dia 18, na sede Aterrado da AAP-VR, e objetivo é fazer diagnóstico e planejar próximos quatro anos

A Prefeitura de Volta Redonda promove no próximo dia 18 (quinta-feira) uma audiência pública sobre a Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico – fase de diagnóstico. Aberta para toda a população, a audiência acontecerá às 19h no Centro Integrado de Saúde e Assistência (C.I.S.A.), localizado na unidade Aterrado da AAP-VR (Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda): Rua 535, nº 835, bairro Nossa Senhora das Graças.

De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR), a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico acontece a cada quatro anos, conforme determinado pelo Decreto Municipal nº 13.697/2015.

O diretor-executivo do Saae-VR, Paulo Cezar de Souza (PC), explica que o objetivo é, com base nas informações levantadas no município, realizar um diagnóstico da situação atual da cidade na área de saneamento básico. A partir desse diagnóstico, será elaborado um planejamento para o período de quatro anos, conforme determina o decreto municipal.

“O intuito é atualizar as informações referentes ao saneamento, incluindo as projeções de futuros projetos. O plano é um retrato do município para as futuras expansões da cidade, e sua conformidade é uma das condições para obtenção de financiamento e liberação de verbas”, explica PC.

O Plano Municipal de Saneamento Básico abrange os serviços de água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos. A parte do Saae-VR é referente à água e ao esgoto; a drenagem é contemplada pela Secretaria Municipal de Obras (SMO); enquanto a parte de resíduos sólidos é referente à Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

“A participação da sociedade é fundamental para nos ajudar a planejar o futuro da nossa cidade. A audiência é uma ótima oportunidade para que o cidadão dê sua contribuição para o desenvolvimento de Volta Redonda”, afirma o prefeito Antonio Francisco Neto.


COMPARTILHE:

Por Douglas baltazar 23 de fevereiro de 2026
Contrato com empresa responsável pela obra foi assinado nesta sexta (20) no gabinete do prefeito. ETE terá vazão média de quatro litros por segundo, beneficiando também o meio ambiente

Ouça a notícia completa