UFF Volta Redonda prorroga até dia 8 as inscrições para pós-graduação em Gestão Pública EAD

Douglas baltazar • 29 de abril de 2026

Interessados podem se inscrever pela internet para três cursos. São 150 vagas disponíveis para ampla concorrência

A Universidade Federal Fluminense (UFF), em Volta Redonda, prorrogou o prazo de inscrição para três cursos de pós-graduação lato sensu em Gestão Pública na modalidade EAD (Ensino à Distância). Agora, os interessados têm até o dia 8 de maio para se inscrever por meio do link https://ead2.vr.uff.br/admpub/login.php.

As oportunidades contemplam os cursos de Gestão em Administração Pública e Gestão da Saúde Pública, ambos com início das aulas previsto para o dia 15 de agosto; além de Gestão Pública Municipal, cujas atividades começam em 15 de setembro. A duração das especializações varia entre 12 e 18 meses.

Ao todo, estão sendo ofertadas 150 vagas para ampla concorrência, em processo seletivo realizado por meio de parceria entre o Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP) e a UFF.

Mais informações, incluindo os editais completos de cada curso, estão disponíveis no link https://ead.vr.uff.br/.

Foto: Adriana Cópio – Secom/PMVR.


COMPARTILHE:

Por Joao Pedro 9 de setembro de 2026
Um novo computador quântico educacional começou a formar estudantes, pesquisadores e professores para essa nova era da tecnologia. O Triangulum II, da empresa chinesa SpinQ, desenvolvido em parceria com a empresa de tecnologia Dobslit, está instalado no DigiTech, Centro de Referência em Tecnologia da Informação e Comunicação da Firjan Senai. O equipamento é um dos três computadores quânticos educacionais existentes no Brasil e o mais moderno do país. O avanço da computação quântica abre perspectivas importantes para setores estratégicos da economia como óleo e gás, energia, telecomunicações, logística, serviços financeiros e tecnologia. Para o sistema Firjan-Senai, a tecnologia interessa à indústria porque pode, no futuro, contribuir para resolver problemas que se tornam difíceis de processar à medida que aumenta o número de variáveis envolvidas. Isso não significa, necessariamente, que computadores quânticos serão mais rápidos que os convencionais em toda e qualquer tarefa. São máquinas projetadas para trabalhar de outra maneira e com determinados tipos de problemas. Computadores tradicionais trabalham com bits, que representam 0 ou 1. Já os computadores quânticos usam qubits, que podem representar 0, 1 e mais combinações desses dois estados ao mesmo tempo. Essa característica, associada a outros fenômenos da física quântica, permite explorar determinadas possibilidades de cálculo de uma forma diferente da computação convencional. Para Firjan-Senai, a questão para a indústria não é substituir os computadores atuais, mas entender em quais problemas a computação quântica poderá oferecer vantagens e como transformar esse potencial em aplicações reais. O presidente da Firjan, Luiz Cesio Caetano, destaca que o computador quântico tem a capacidade de explorar várias alternativas simultaneamente com mais chances de encontrar soluções de forma mais rápida. “Abre perspectivas para aplicações futuras em diversas áreas, como logística, finanças, farmacêutica, bem como em soberania e segurança nacional”, disse. Caetano acrescenta que a computação quântica está em estágio inicial de adoção, mas em todo o planeta já se vê uma disputa pela formação de profissionais capazes de trabalhar com mais essa tecnologia. “A Firjan-Senai pretende construir uma base de profissionais preparados para atuar em um mercado que está ganhando escala global. O computador será utilizado na formação de estudantes, pesquisadores e profissionais em requalificação”, disse o presidente.

Ouça a notícia completa