Terceira idade de VR viaja para Campos do Jordão

Embarque ocorreu nesta quinta-feira (10) na Praça Sávio Gama, no Aterrado

Os passeios realizados pelos grupos da terceira idade que participam do programa “Viva a Melhor Idade”, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) de Volta Redonda, foram retomados nesta quinta-feira (10). Quatro ônibus, com cerca de 270 pessoas — entre idosos, profissionais da Smel e da agência de turismo que organiza as viagens — partiram rumo à cidade de Campos do Jordão, localizada na Serra da Mantiqueira, no estado de São Paulo, e chamada de “Suíça Brasileira” pela sua arquitetura europeia e pelo clima mais frio que a média brasileira. O embarque aconteceu na Praça Sávio Gama, no Aterrado.
Vicência Oliveira, moradora do bairro Santa Cruz, praticante da ginástica para a Melhor Idade e participante de passeios anteriores (incluindo destinos como Caxambu-MG e Petrópolis-RJ), expressou grande expectativa para conhecer e aproveitar Campos do Jordão.
“Espero aproveitar tudo que puder, dançar, gosto bastante. Estou curiosa porque todo mundo fala que a cidade é muito bonita e aconchegante, e é bom sair para conhecer novos lugares”, disse animada, lembrando como os passeios da Melhor Idade também ajudam na saúde.
“É muito bom para tudo. Para a gente interagir com outras pessoas. Na ginástica, participamos, brincamos, conversamos, e percebemos que nossos problemas não são tão grandes como parecem; ali, um ajuda o outro. Faz muito bem, eu amo. Sempre falo: gente, participem, aproveitem, vai, é muito bom para a saúde”, ressaltou Vicência.
Junto dela estavam participantes das atividades da Smel dos bairros Retiro, Santa Cruz, Três Poços e Jardim Amália. A secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela, prestigiou o embarque dos grupos e lembrou da importância da participação nos programas da secretaria como requisito para viajar.
“Estava todo mundo aguardando ansiosamente. E é isso aí: quem pratica saúde, faz atividade física, tem direito a fazer o passeio. Boa viagem a todos”, incentivou a secretária.
Viagens
As viagens começaram no dia 30 de abril e foram suspensas durante o período eleitoral, sendo retomadas nesta quinta-feira. Os passeios beneficiam cerca de dez mil participantes dos programas para a terceira idade realizados pela prefeitura de Volta Redonda, por meio da Smel e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas).
Retomada pela prefeitura em 2022, com viagens para Teresópolis (RJ), e em 2023 para Caxambu, em Minas Gerais, a iniciativa busca promover saúde para a terceira idade, sendo um bônus para quem pratica ativamente as atividades promovidas pela prefeitura.
Programação
Além de conhecer Campos do Jordão, a Melhor Idade contará com todas as comodidades do Hotel Estoril, onde está hospedada. Os idosos serão recebidos com almoço e, com a tarde livre, poderão realizar passeios a pé pela cidade para desfrutar das maravilhas de Campos do Jordão — especialmente de Capivari, o centro turístico do município, onde estão várias lojas, cafeterias, chocolaterias e a famosa Baden Baden, fabricante de cerveja artesanal, além do Boulevard Geneve, uma viela coberta por guarda-chuvas e luzes.
Para encerrar o dia, a terceira idade participará de um bingo seguido de chá da tarde e um baile com música ao vivo e buffet de autosserviço.