Terceira idade de VR viaja para Campos do Jordão

Douglas baltazar • 11 de outubro de 2024

Embarque ocorreu nesta quinta-feira (10) na Praça Sávio Gama, no Aterrado


Os passeios realizados pelos grupos da terceira idade que participam do programa “Viva a Melhor Idade”, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) de Volta Redonda, foram retomados nesta quinta-feira (10). Quatro ônibus, com cerca de 270 pessoas — entre idosos, profissionais da Smel e da agência de turismo que organiza as viagens — partiram rumo à cidade de Campos do Jordão, localizada na Serra da Mantiqueira, no estado de São Paulo, e chamada de “Suíça Brasileira” pela sua arquitetura europeia e pelo clima mais frio que a média brasileira. O embarque aconteceu na Praça Sávio Gama, no Aterrado.
Vicência Oliveira, moradora do bairro Santa Cruz, praticante da ginástica para a Melhor Idade e participante de passeios anteriores (incluindo destinos como Caxambu-MG e Petrópolis-RJ), expressou grande expectativa para conhecer e aproveitar Campos do Jordão.
“Espero aproveitar tudo que puder, dançar, gosto bastante. Estou curiosa porque todo mundo fala que a cidade é muito bonita e aconchegante, e é bom sair para conhecer novos lugares”, disse animada, lembrando como os passeios da Melhor Idade também ajudam na saúde.
“É muito bom para tudo. Para a gente interagir com outras pessoas. Na ginástica, participamos, brincamos, conversamos, e percebemos que nossos problemas não são tão grandes como parecem; ali, um ajuda o outro. Faz muito bem, eu amo. Sempre falo: gente, participem, aproveitem, vai, é muito bom para a saúde”, ressaltou Vicência.
Junto dela estavam participantes das atividades da Smel dos bairros Retiro, Santa Cruz, Três Poços e Jardim Amália. A secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela, prestigiou o embarque dos grupos e lembrou da importância da participação nos programas da secretaria como requisito para viajar.
“Estava todo mundo aguardando ansiosamente. E é isso aí: quem pratica saúde, faz atividade física, tem direito a fazer o passeio. Boa viagem a todos”, incentivou a secretária.

Viagens
As viagens começaram no dia 30 de abril e foram suspensas durante o período eleitoral, sendo retomadas nesta quinta-feira. Os passeios beneficiam cerca de dez mil participantes dos programas para a terceira idade realizados pela prefeitura de Volta Redonda, por meio da Smel e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas).
Retomada pela prefeitura em 2022, com viagens para Teresópolis (RJ), e em 2023 para Caxambu, em Minas Gerais, a iniciativa busca promover saúde para a terceira idade, sendo um bônus para quem pratica ativamente as atividades promovidas pela prefeitura.
Programação
Além de conhecer Campos do Jordão, a Melhor Idade contará com todas as comodidades do Hotel Estoril, onde está hospedada. Os idosos serão recebidos com almoço e, com a tarde livre, poderão realizar passeios a pé pela cidade para desfrutar das maravilhas de Campos do Jordão — especialmente de Capivari, o centro turístico do município, onde estão várias lojas, cafeterias, chocolaterias e a famosa Baden Baden, fabricante de cerveja artesanal, além do Boulevard Geneve, uma viela coberta por guarda-chuvas e luzes.
Para encerrar o dia, a terceira idade participará de um bingo seguido de chá da tarde e um baile com música ao vivo e buffet de autosserviço.

COMPARTILHE:

Por Joao Pedro 24 de junho de 2026
A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Prevenção às Drogas (Semapred), iniciou nesta segunda-feira (22), no Ciep Toninho Marques, no bairro Belmonte, as atividades da Semana de Prevenção ao Uso de Álcool e Drogas. Nesta primeira atividade da semana, um grupo de alunos da unidade escolar da rede pública estadual assistiu ao filme Extraordinário e, na sequência, participou de uma dinâmica supervisionada pela equipe da Semapred. O diretor-técnico da secretaria, Vinicius Silva, explicou como ocorreu o trabalho e quais foram seus objetivos: “Primeiro passamos um filme e depois realizamos uma dinâmica para que eles percebessem como estão emocionalmente. Fizemos um quiz para que eles tivessem uma forma de brincar de maneira consciente”, contou Vinicius. A secretária municipal de Assistência e Prevenção às Drogas, Neuza Jordão, falou sobre a importância de eventos como este para a continuidade das políticas públicas do governo municipal voltadas para o tema. “Estamos dando continuidade à nossa missão, que é a prevenção. Em março, começamos um trabalho nas escolas utilizando o teatro, onde tivemos a participação de mais de 10 mil alunos. Esta Semana de Prevenção veio para reforçar essa iniciativa, que consiste em agir antes do problema surgir, proporcionando mais qualidade de vida, proteção, orientação e criando fatores de resiliência. A Prefeitura de Volta Redonda e nós, da Semapred, acreditamos muito nisso e temos esse trabalho de cuidar das pessoas como uma de nossas principais bandeiras”, disse a secretária. Impactos na economia Os trabalhos de prevenção ao uso de álcool e drogas também proporcionam economia nos custos dos serviços públicos prestados pelo município. É o que afirma a secretária Neuza Jordão: “De acordo com uma pesquisa internacional, a cada US$ 1 investido em prevenção, economizamos entre US$ 10 e US$ 18 em tratamentos. Quando o poder público investe em prevenção, economiza muito mais em outras áreas, como saúde, assistência social e reabilitação. Por isso, a prevenção é de suma importância”, afirmou Neuza Jordão.

Ouça a notícia completa