Saiba como irá funcionar comércio de Volta Redonda após convenção

Supermercados são exceção e terão expediente ampliado; sindicato orienta sobre abertura em feriados como Finados, 15 e 20 de novembro

O Sindicato do Comércio Varejista de Bens, Serviços e Turismo de Volta Redonda (Sicomércio-VR) informou que o horário sugerido de funcionamento do comércio da cidade não sofreu alterações com a nova Convenção Coletiva. As lojas de rua continuam operando de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30, e aos sábados, das 8h30 às 12h30.
A única mudança diz respeito aos supermercados, que agora podem funcionar de segunda a sábado, das 7h às 21h, e aos domingos e feriados, das 8h às 18h.
De acordo com o Sicomércio-VR, as lojas também podem abrir aos domingos e feriados, desde que seja feita a retirada do Termo de Abertura junto ao sindicato, conforme determina a Convenção Coletiva de Trabalho. O comércio não funciona apenas nos feriados de Natal (25 de dezembro) e Ano Novo (1º de janeiro). Nos demais feriados, a abertura é permitida, respeitando as regras estabelecidas na convenção, disponível no site sicomerciovr.com.br.
O presidente do Sicomércio-VR, Levi de Freitas, destacou a importância do cumprimento da jornada de 44 horas semanais e do diálogo constante entre empresários, colaboradores e sindicatos. Segundo ele, esse alinhamento é essencial para o fortalecimento do comércio local e o desenvolvimento econômico de Volta Redonda.
“A Convenção Coletiva sugere os horários para que haja uma harmonia no funcionamento, mas a empresa tem flexibilização de escolher se abre um pouco mais cedo ou se fecha mais tarde, sempre lembrando que a carga horária semanal precisa chegar a 44 horas, respeitando o horário das refeições”, explicou Levi.
Para o feriado de Finados, neste domingo (2), o comércio poderá funcionar normalmente, desde que o Termo de Abertura seja retirado junto ao Sicomércio, no bairro Aterrado. A mesma regra vale para os próximos feriados: 15 de novembro (Proclamação da República) e 20 de novembro (Dia da Consciência Negra).
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 3347-1330.


