R$ 500 Mil para a saúde: recursos destinados pelo Deputado Federal Júlio Lopes vão reforçar atendimento oftalmológico em Volta Redonda

Douglas baltazar • 16 de junho de 2026

Investimento anunciado com apoio do deputado estadual Munir Neto fortalecerá a realização de cirurgias e procedimentos oftalmológicos no município



A saúde pública de Volta Redonda recebeu uma importante notícia. Foram destinados R$ 500 mil em recursos federais, encaminhados pelo deputado federal Júlio Lopes, para o custeio de procedimentos oftalmológicos no município. A iniciativa conta com o apoio do deputado estadual Munir Neto e reforça os investimentos voltados à melhoria do atendimento especializado na cidade.

O recurso será utilizado para ampliar a oferta de consultas, exames, cirurgias e tratamentos oftalmológicos, contribuindo para reduzir a demanda reprimida e garantir mais agilidade no atendimento à população que necessita de cuidados com a visão.

Para o vereador Marquinho Motorista, a destinação dos recursos representa mais um avanço para a saúde pública municipal e demonstra a importância da parceria entre os representantes políticos comprometidos com o desenvolvimento de Volta Redonda.

“Esse investimento chega em um momento importante e vai contribuir diretamente para ampliar o acesso da população aos procedimentos oftalmológicos. Agradeço ao deputado federal Júlio Lopes pela sensibilidade e atenção com as demandas da nossa cidade, além do apoio do deputado estadual Munir Neto, que também tem atuado em defesa da saúde dos moradores de Volta Redonda”, destacou Marquinho Motorista.

A expectativa é que o aporte financeiro permita aumentar a capacidade de atendimento da rede municipal, beneficiando pacientes que aguardam por procedimentos e tratamentos oftalmológicos, promovendo mais qualidade de vida e bem-estar.

O vereador ressaltou ainda que continuará trabalhando na busca de novos investimentos para diferentes áreas do município.

“Nosso compromisso é seguir dialogando, apresentando demandas e buscando recursos que gerem resultados concretos para a população. Quando unimos esforços em favor da cidade, quem ganha é o cidadão”, completou.

A destinação dos recursos reforça o compromisso das lideranças envolvidas com o fortalecimento da saúde pública e com a ampliação do acesso da população aos serviços essenciais, especialmente aqueles relacionados à prevenção e ao tratamento de doenças da visão.

COMPARTILHE:

Por Joao Pedro 9 de setembro de 2026
Um novo computador quântico educacional começou a formar estudantes, pesquisadores e professores para essa nova era da tecnologia. O Triangulum II, da empresa chinesa SpinQ, desenvolvido em parceria com a empresa de tecnologia Dobslit, está instalado no DigiTech, Centro de Referência em Tecnologia da Informação e Comunicação da Firjan Senai. O equipamento é um dos três computadores quânticos educacionais existentes no Brasil e o mais moderno do país. O avanço da computação quântica abre perspectivas importantes para setores estratégicos da economia como óleo e gás, energia, telecomunicações, logística, serviços financeiros e tecnologia. Para o sistema Firjan-Senai, a tecnologia interessa à indústria porque pode, no futuro, contribuir para resolver problemas que se tornam difíceis de processar à medida que aumenta o número de variáveis envolvidas. Isso não significa, necessariamente, que computadores quânticos serão mais rápidos que os convencionais em toda e qualquer tarefa. São máquinas projetadas para trabalhar de outra maneira e com determinados tipos de problemas. Computadores tradicionais trabalham com bits, que representam 0 ou 1. Já os computadores quânticos usam qubits, que podem representar 0, 1 e mais combinações desses dois estados ao mesmo tempo. Essa característica, associada a outros fenômenos da física quântica, permite explorar determinadas possibilidades de cálculo de uma forma diferente da computação convencional. Para Firjan-Senai, a questão para a indústria não é substituir os computadores atuais, mas entender em quais problemas a computação quântica poderá oferecer vantagens e como transformar esse potencial em aplicações reais. O presidente da Firjan, Luiz Cesio Caetano, destaca que o computador quântico tem a capacidade de explorar várias alternativas simultaneamente com mais chances de encontrar soluções de forma mais rápida. “Abre perspectivas para aplicações futuras em diversas áreas, como logística, finanças, farmacêutica, bem como em soberania e segurança nacional”, disse. Caetano acrescenta que a computação quântica está em estágio inicial de adoção, mas em todo o planeta já se vê uma disputa pela formação de profissionais capazes de trabalhar com mais essa tecnologia. “A Firjan-Senai pretende construir uma base de profissionais preparados para atuar em um mercado que está ganhando escala global. O computador será utilizado na formação de estudantes, pesquisadores e profissionais em requalificação”, disse o presidente.

Ouça a notícia completa