Quatro milhões de pessoas são convocados pelo INSS para a Prova de Vida

Beneficiários têm 30 dias para realizar o procedimento e evitar o bloqueio do benefício

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) notificou cerca de quatro milhões de beneficiários que precisam realizar a Prova de Vida. O comunicado foi enviado por meio do extrato bancário das instituições responsáveis pelo pagamento dos benefícios.
A convocação é direcionada apenas aos segurados cuja comprovação de vida não pôde ser feita automaticamente pelo sistema. Eles têm um prazo de 30 dias, contado a partir da data do aviso, para realizar o procedimento e evitar o bloqueio do benefício.
Como regularizar a Prova de Vida?
Confira o passo a passo para fazer o procedimento de forma simples e segura:
- Acesse o site ou aplicativo Meu INSS, faça login e siga as instruções para o reconhecimento facial, se for pedido;
 • Em alguns bancos, é possível realizar a Prova de Vida online, diretamente pelo aplicativo ou site do banco;
 • Se preferir, o beneficiário também pode comparecer presencialmente à agência bancária responsável pelo pagamento e apresentar um documento oficial com foto.
Prova de Vida automática
Todos os benefícios ativos de longa duração do INSS precisam da Prova de Vida anual, como aposentadorias, pensões e o auxílio por incapacidade temporária com duração superior a um ano. Atualmente, a comprovação de vida dos beneficiários é feita de forma segura e automática, por meio do cruzamento de dados oficiais do Governo Federal.
Com o novo sistema, mais de 30 milhões de pessoas já estão com a Prova de Vida válida. Isso representa 80% dos beneficiários, o que mostra que a grande maioria já está regular e não precisa se preocupar com o procedimento neste momento.
Com a simplificação do processo, o INSS eliminou filas e deslocamentos desnecessários, oferecendo mais comodidade e segurança aos aposentados e pensionistas.



