Prefeitura de Volta Redonda realiza Festival Brincar e Aprender no próximo sábado, 26

Douglas baltazar • 24 de julho de 2025

Prefeitura de Volta Redonda realiza Festival Brincar e Aprender no próximo sábado, 26

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), realiza no próximo sábado, 26, o Festival Brincar e Aprender. A atividade será realizada a partir das 8h, no Ginásio do bairro Siderlândia, e vai reunir crianças de 8 a 12 anos que participam do programa Viva o Esporte, promovido em diversos bairros da cidade.

O evento contará com disputas em modalidades como câmbio, cabo de guerra, minivoleibol e queimada. Com foco no aspecto lúdico e educativo, o festival tem como objetivo incentivar o desenvolvimento motor, o trabalho em equipe e o gosto pelas práticas esportivas desde a infância.

As crianças participantes são atendidas nos núcleos do Viva o Esporte localizados nos ginásios dos bairros Santo Agostinho, Retiro, Açude, Três Poços, São Geraldo, 249, Siderlândia, Vila Rica, Santa Cruz, além das arenas Aterrado e Voldac. Ao todo, o programa atende cerca de 2.100 crianças e adolescentes, com aulas regulares de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde.

O Festival Brincar e Aprender integra uma das subdivisões do programa Viva o Esporte, voltada especificamente para crianças de 6 a 12 anos. A iniciativa foi implementada pela Prefeitura de Volta Redonda, através da Smel, após estudos para a adequação dos programas municipais, a nova lei geral do esporte e as diretrizes do Comitê Olímpico do Brasil (COB) para desenvolvimento e potencialização de talentos esportivos e criação do hábito da prática esportiva ao longo de toda a vida.

Dividido por faixas etárias, o Viva o Esporte contempla também o subprograma Experimentar e Brincar, destinado às crianças de zero a 8 anos, e o Aprender e Treinar, para jovens de 10 a 16 anos. As atividades oferecidas incluem modalidades como futsal, futebol, voleibol, basquete, natação, ginástica de trampolim, ginástica rítmica, ginástica artística, atletismo, ballet, dança, taekwondo, kickboxing e jiu-jitsu.

As inscrições para o Viva o Esporte estão abertas durante todo o ano e podem ser feitas diretamente nos ginásios onde as aulas são ministradas. Para participar, é necessário que o responsável legal realize a matrícula da criança ou adolescente e verifique os horários disponíveis, que variam de acordo com cada unidade.

Com o Festival Brincar e Aprender, a Prefeitura de Volta Redonda reafirma seu compromisso com o incentivo ao esporte como ferramenta de transformação social e promoção da cidadania entre crianças e jovens.

Fotos de divulgação – Secom PMVR



COMPARTILHE:

Por Joao Pedro 21 de maio de 2026
O atacante Pedro marcou o gol da vitória de 1 a 0 do Flamengo sobre o Estudiantes (Argentina), na noite desta quarta-feira (20) no estádio do Maracanã. Com este resultado o time da Gávea se garantiu, de forma antecipada, nas oitavas de final da Copa Libertadores da América. Com os três pontos conquistados em casa, o Rubro-Negro da Gávea chegou ao total de dez, não podendo mais ser ultrapassado pelos argentinos, que ocupam a terceira posição do Grupo A com seis pontos. O detalhe é que o Flamengo ainda pode receber mais três pontos, referentes ao jogo diante do Independiente Medellín (Colômbia), que foi cancelado por causa de atos de vandalismo de torcedores da equipe colombiana. A partida disputada nesta quarta no estádio do Maracanã foi marcada pelo equilíbrio. Apesar do apoio de sua apaixonada torcida, o time da Gávea encontrou muitas dificuldades de criar oportunidades de marcar diante de um Estudiantes que se arriscava muito ao marcar de forma adiantada.  Com isso, as melhores oportunidades da equipe comandada pelo técnico português Leonardo surgiram apenas após o intervalo. E foi no segundo tempo, aos 19 minutos, que Pedro marcou o gol da vitória. O centroavante do Rubro-Negro aproveitou rebote dado pelo goleiro Muslera para dominar com a perna direita e chutar com a esquerda para o fundo do gol. A partir daí o Flamengo melhorou ainda mais, e ficou muito perto de ampliar. Mas o placar permaneceu sem novas alterações até o apito final.

Ouça a notícia completa