Get in touch

555-555-5555

mymail@mailservice.com

logo

Prefeitura de Volta Redonda prorroga até dia 28 as inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional

Douglas baltazar • mar. 25, 2024

Parceria da entre as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) e de Assistência Social (Smas) com a Firjan/Senai oferece vagas para diversas áreas

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Volta Redonda (SMDET) prorrogou até o dia 28 de março o prazo para os interessados realizarem a inscrição para as primeiras turmas de 2024 dos cursos gratuitos de qualificação profissional. A iniciativa, que acontece pelo segundo ano consecutivo, é uma parceria da SMDET com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) e Firjan/Senai.

São ofertados os cursos de Assistente Administrativo, Assistente de Controle de Qualidade, Mecânico de Manutenção de Equipamentos Hidropneumáticos, Administrador de Banco de Dados, Eletricista de Obras e Assistente de Operações em Logística. As aulas terão início em 1º de abril e serão realizadas nos Cras (Centro de Referência de Assistência Social); no Vírgula Hub de Inovação VR; e no Senai.

As inscrições são realizadas nos locais dos respectivos cursos e, para efetuar a matrícula, os interessados precisam levar o documento de identificação com foto, CPF e comprovante de escolaridade. Os pontos de inscrição também podem ser procurados para tirar dúvidas ou buscar mais informações, assim como pelo telefone do Vírgula: (24) 981510445.

Os cursos

Todos os cursos terão aulas de segunda a sexta-feira. O de Assistente Administrativo terá duas turmas (8h ao meio-dia e 13h às 17h) e será ministrado no Cras do Santo Agostinho, com 35 vagas em cada horário, sendo necessário o Ensino Fundamental completo. Para o curso de Assistente de Controle de Qualidade também é necessário ter o Ensino Fundamental completo e mais de 16 anos. Também com 35 vagas, a especialização terá aulas no Cras Voldac, das 13h às 17h.

Em parceria com a Firjan/Senai, dois cursos serão ministrados no bairro Aero Clube: Mecânico de Manutenção de Equipamentos Hidropneumáticos (30 vagas), para pessoas a partir dos 18 anos com o 7º ano do Ensino Fundamental completo; e Eletricista de Obras (26 vagas), para maiores de 18 anos e com Ensino Fundamental completo. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h.

No Vírgula Hub de Inovação VR, que fica no Shopping Park Sul, será ministrado o curso de Administrador de Banco de Dados. As aulas serão divididas em duas turmas com 22 vagas cada, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h. A idade mínima é de 16 anos, e é preciso estar cursando o Ensino Médio.

No Cras Siderlândia, a opção é para Assistente de Operações em Logística. Cada horário (8h ao meio-dia e das 13h às 17h) pode ter um máximo de 30 alunos, e o curso é oferecido para pessoas a partir de 18 anos e com, no mínimo, o 7º ano do Ensino Fundamental completo.

Ideia de continuidade

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo destaca que não apenas os jovens podem se inscrever, mas os adultos também, bastando cumprir as exigências mínimas de cada curso.

“A Prefeitura de Volta Redonda, em parceria com o Senai, assinou um termo de cooperação oferecendo cursos gratuitos em diversas áreas para a qualificação profissional desses jovens, e fomentar o desenvolvimento econômico da região, além de atender à demanda das empresas. É o segundo ano que oferecemos esses cursos, e a ideia é que seja uma iniciativa contínua, realizando outros cursos ainda neste ano”, disse o subsecretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fernando Lee Tavares.

Ele acrescenta que é analisado com a Firjan a demanda existente na cidade para a escolha dos cursos, e que a SMDET conta com o apoio da Smas e do Vírgula Hub de Inovação VR para que o projeto se torne realidade – principalmente quando se observa o retorno positivo com as opções oferecidas em 2023.

“Nós tivemos o retorno de que alguns alunos foram admitidos na indústria, outros estavam em processo seletivo. Tivemos um ótimo aproveitamento, e os alunos gostaram bastante dos cursos.”

Confira os locais dos cursos

Cras Santo Agostinho
Curso de Assistente Administrativo - 35 vagas por turno (manhã e tarde)

Cras Voldac
Curso de Assistente de Controle de Qualidade - 35 vagas no turno da tarde

Senai (Aero Clube)
Curso de Mecânico de Manutenção de Equipamentos Hidropneumáticos - 30 vagas para o turno da noite
Eletricista de Obras - 26 vagas no turno da noite

Vírgula HUB de Inovação - Shopping Park Sul
Curso de Administrador de Banco de Dados - 22 vagas por turno (manhã e tarde)

Cras Siderlândia
Curso de Assistente de Operações em Logística - 30 vagas por turno (manhã e tarde)

Secom/PMVR


COMPARTILHE:

Por Matheus Suominsky 08 mai., 2024
Os fiéis do Vicariato de Volta Redonda podem ajudar os moradores do estado do Rio Grande do Sul com doações de alimentos não perecível, água, produto de higiene pessoal e limpeza, roupas, fralda descartável e ração para animais. A contribuição deve ser entregue no Santuário da Medalha Milagrosa, em Volta Redonda. O templo religioso está localizado na Rua 537, n° 10, no bairro Jardim Paraíba. No banner que o Santuário compartilhou em suas redes sociais, informando sobre o recebimento de doações, também consta o número do CNPJ do Regional Sul 3 da CNBB, para a contribuição via PIX: 33685686001041. Dom Luiz se solidariza ao povo gaúcho Na manhã desta quarta-feira (08), uma nota de solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul, assinada por Dom Luiz Henrique, foi publicada no site da Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda. Leia aqui . Foto: Diocese de Barra do Piraí - Volta Redonda

Ouça a notícia completa

Share by: