Autarquia faz alerta para moradores de Barra Mansa utilizarem água de forma racional

Autarquia faz alerta para moradores de Barra Mansa utilizarem água de forma racional

A coordenação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa informou, na última sexta-feira (10), que a autarquia está preparando uma grande articulação junto à população visando garantir o uso racional de água e os limites técnicos do sistema de abastecimento. A medida tem caráter urgente diante da estiagem prolongada neste ano e da crise hídrica que afeta todo o país.

O intuito da ação é alertar os cidadãos sobre um possível sistema de racionamento e da necessidade de reservatório nas residências e lojas comerciais. Em Barra Mansa, existem inúmeros imóveis que não dispõem de caixa d’água, com ligação direta às redes de abastecimento de água da autarquia. Com as chances reais de o abastecimento ocorrer uma vez ao dia, e em casos mais extremos, de haver rodízio no sistema de abastecimento, quem não tiver caixa d’ água no imóvel terá o fornecimento comprometido. 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa capta água dos Rios Paraíba do Sul e Bananal, na altura do bairro Colônia Santo Antônio, para abastecimento do município. Atualmente, o nível do Rio Bananal encontra-se no seu limite, segundo informações do Saee-BM. Já o nível do Rio Paraíba do Sul também registrou, nos últimos meses, uma baixa expressiva. Mas, ao menos por enquanto, a situação é menos complexa. O cenário pode ser alterado repentinamente se houver uma redução na vazão da Represa do Funil, em Resende.

Segundo dados divulgados pelo Ministério de Minas e Energia, o Brasil enfrenta a pior crise hídrica das últimas décadas.

Foto: Divulgação/PMBM