Marco Zero Cultural anima moradores de Volta Redonda em sua primeira edição

Marco Zero Cultural anima moradores de Volta Redonda em sua primeira edição

Evento foi realizado em parceria pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Cultura
Artesanato, música, história e muito mais. Essa foi a programação para este domingo, dia 24, no evento Marco Zero Cultural – iniciativa da Prefeitura de Volta Redonda, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) e de Cultura (SMC), que promoveu diversão e lazer na Praça Cardeal Pacelli (em frente à Igreja de Santo Antônio), no bairro Niterói, onde está localizado o Marco Zero do município.
O evento irá acontecer sempre no quarto domingo de cada mês. A programação deste dia 24 começou às 9h com feira de artesanato em geral, incluindo lembranças típicas da cidade, como o arigó, e souvenirs do Marco Zero. Em seguida, às 11h, o público presente curtiu show do projeto Arena da Viola, que trouxe apresentações de violeiros que só tocam modas de viola raiz.
A iniciativa contou ainda com venda de pizza frita e a exposição Arigó Parade – projeto em parceria entre a Secretaria de Cultura e a Fundação CSN, no qual são expostas esculturas do pássaro confeccionadas e grafitadas por artistas da cidade.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré, destacou a importância da iniciativa.
"É um evento que nós temos uma expectativa muito positiva em relação a ele. O Marco Zero Cultural vai acontecer todo quarto domingo de cada mês e o objetivo é trazer o senso de pertencimento da nossa cidade. Para que o povo sinta que Volta Redonda é nossa e o futuro depende da gente", afirmou Sodré.
O secretário de Cultura, Anderson de Souza, ressaltou a inovação e a ideia do evento.
"A secretaria de Cultura está junta nesse projeto e a gente traz aqui a Arena da Viola, que é uma moda sertaneja de raiz. Além do Artesanato também. A ideia é que esse espaço lembra muito uma cidade de interior, então a gente está adaptando e também trazendo para cá essa inovação com a identidade cultural dos arigós. É uma oportunidade das pessoas se conectarem com a identidade raiz de Volta Redonda", finalizou Anderson.
A moradora do bairro Aero, Maria Cristina, elogiou o evento.
"Muito bom. É importante para nós, para a cidade, ter eventos assim aos domingos. O Marco Zero é importante porque as pessoas trazem as crianças e curtem cultura", comentou Maria.
City tour especial
O evento também foi destino do city tour especial que teve inscrições através do projeto “Turistando em VR”, da SMDET. A van do turismo, com guia credenciado pelo Ministério do Turismo, saiu da Praça Brasil, na Vila Santa Cecília (próximo ao Clube Umuarama), às 9h, percorreu marcos históricos, culturais e naturais da cidade e encerrou no Marco Zero Cultural.
“O Marco Zero, além de sua importância histórica, agora também é palco de cultura e diversão todo quarto domingo do mês, com o evento Marco Zero Cultural. Aproveite esse ‘Turistando 2 em 1’”, diz a diretora de Turismo da SMDET, Débora Cândido.
Fotos de Cris Oliveira – Secom/PMVR.