Imagem de Sant’Ana Guia furtada em igreja de Piraí é recuperada

Douglas baltazar • 5 de abril de 2024

This is a subtitle for your new post

A Vara Única da Comarca de Piraí e a 94ª Delegacia de Polícia Civil da cidade, recuperaram no mês de março, uma imagem de Sant’Ana Guia, do século XVIII, furtada em 2007 da Igreja Matriz de Piraí. Ela foi encontrada no Museu de Sant’Ana, em Tiradentes (MG), e devolvida à Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda. O anúncio do caso aconteceu nesta quinta-feira (4) durante coletiva de imprensa na Cúria Diocesana.

O mandado de busca e apreensão foi expedido pelo juiz Fellippe Bastos Silva Alves, da Vara Única da Comarca de Piraí. A execução ficou a cargo da delegacia de Piraí, chefiada pelo delegado José de Moraes Ferreira, que determinou a Diocese como fiel depositário, no dia 7 do mês passado.

Em 15 de janeiro de 2007, a imagem de Sant’Ana Guia foi furtada do interior da igreja. A ocorrência registrada no dia 16. Após o acontecimento, o bem foi cadastrado no Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), à espera de informações sobre o caso.

O bispo diocesano Dom Luiz Henrique afirmou que o êxito alcançado foi resultado do trabalho conjunto das comissões da Cúria e dos órgãos competentes. “Estamos testemunhando um momento histórico para a nossa diocese e, também, para a Paróquia de Sant’Ana, em Piraí. Em 2007, a imagem histórica de origem portuguesa foi furtada. Desde então, empenhamo-nos em todas as frentes para recuperá-la, registrando o furto e reconhecendo que a imagem estava tombada pelo Inepac. Estamos extremamente felizes por tê-la recuperado e devolvê-la à igreja de Piraí, onde sempre deveria ter permanecido”, comentou o bispo.

“Com relação às investigações sobre a padroeira de Piraí, a imagem de Sant’Ana, tão logo tivemos informação de que ela havia sido reconhecida no museu em Tiradentes, procedemos a um pedido de busca e uma comunicação com a diocese. Esta, por meio de sua advogada, nos providenciou um laudo pericial em que ficou constatada a mesma imagem que foi furtada da igreja de Piraí e a imagem que estava em exposição no mencionado museu. Com o mandado de busca em mãos, contatamos o delegado da área. A santa foi apreendida e depositada imediatamente na diocese. Quanto ao desdobramento das investigações, nos reservamos, uma vez que estas ainda estão em andamento”, disse o delegado de Piraí, José de Moraes Ferreira.

Em laudo técnico realizado pela D’Gusmão Conservação e Restauração de Obras de Arte, a perita em artes sacras Elaine Gusmão analisa de forma comparativa os registros históricos e os dados provenientes do museu. No documento, ela reforça que a imagem é a mesma furtada em Piraí, com evidências de ter passado por um processo de remoção de repinturas, recuperando a policromia original. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o confirmaram a veracidade do laudo técnico.

Localizada no centro de Piraí, a igreja foi construída no século XIX. É tombada pelo município desde 2005 e pelo (Inepac), juntamente com seu acervo, desde 2018.

Retorno – A imagem de Sant’Ana Guia retornará para a Igreja Matriz no próximo dia 14. O retorno ocorrerá às 18 horas, na prefeitura municipal, com a presença de autoridades locais e fiéis, sendo em seguida encaminhada para a Igreja Matriz com a realização de Santa Missa, presidida por Dom Luiz Henrique. (Fotos: Divulgação)


COMPARTILHE:

Por Joao Pedro 24 de junho de 2026
A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Prevenção às Drogas (Semapred), iniciou nesta segunda-feira (22), no Ciep Toninho Marques, no bairro Belmonte, as atividades da Semana de Prevenção ao Uso de Álcool e Drogas. Nesta primeira atividade da semana, um grupo de alunos da unidade escolar da rede pública estadual assistiu ao filme Extraordinário e, na sequência, participou de uma dinâmica supervisionada pela equipe da Semapred. O diretor-técnico da secretaria, Vinicius Silva, explicou como ocorreu o trabalho e quais foram seus objetivos: “Primeiro passamos um filme e depois realizamos uma dinâmica para que eles percebessem como estão emocionalmente. Fizemos um quiz para que eles tivessem uma forma de brincar de maneira consciente”, contou Vinicius. A secretária municipal de Assistência e Prevenção às Drogas, Neuza Jordão, falou sobre a importância de eventos como este para a continuidade das políticas públicas do governo municipal voltadas para o tema. “Estamos dando continuidade à nossa missão, que é a prevenção. Em março, começamos um trabalho nas escolas utilizando o teatro, onde tivemos a participação de mais de 10 mil alunos. Esta Semana de Prevenção veio para reforçar essa iniciativa, que consiste em agir antes do problema surgir, proporcionando mais qualidade de vida, proteção, orientação e criando fatores de resiliência. A Prefeitura de Volta Redonda e nós, da Semapred, acreditamos muito nisso e temos esse trabalho de cuidar das pessoas como uma de nossas principais bandeiras”, disse a secretária. Impactos na economia Os trabalhos de prevenção ao uso de álcool e drogas também proporcionam economia nos custos dos serviços públicos prestados pelo município. É o que afirma a secretária Neuza Jordão: “De acordo com uma pesquisa internacional, a cada US$ 1 investido em prevenção, economizamos entre US$ 10 e US$ 18 em tratamentos. Quando o poder público investe em prevenção, economiza muito mais em outras áreas, como saúde, assistência social e reabilitação. Por isso, a prevenção é de suma importância”, afirmou Neuza Jordão.

Ouça a notícia completa