Guarda Civil de Resende recebe melhorias

Sintonia do Vale • 26 de dezembro de 2024

Aumento do efetivo, criação de duas bases e início das obras da nova Central de Videomonitoramento foram algumas das ações


Nos 8 anos da atual gestão municipal, a Guarda Civil Municipal recebeu importantes melhorias. Neste período, ganhou aumento do efetivo, em que 100% agentes aprovados no concurso de 2016 foram chamados, inclusive o excedente, já que o número previsto de vagas era de 60 guardas. Foram chamados 40 a mais, totalizando 100 novos guardas. A corporação também recebeu coletes balísticos. Os agentes da Guarda Civil Municipal também receberam cursos de capacitação para áreas como trânsito, ronda escolar e Maria da Penha, além de material esportivo e 13 novos veículos. Também houve a criação da GM TEAM e equipe de Jiu-Jitsu. Em 2024 foi assinado o convênio ACT (Acordo de Cooperação Técnica com a Polícia Federal) para o porte de arma dos agentes da Guarda Municipal.
Em 8 anos, a Guarda Civil Municipal também recebeu duas novas bases, uma em Engenheiro Passos, e a outra na Área de Exposições. Em Resende, também foi implementado o decreto regulamentando a Lei Maria da Penha. A ação conta com uma viatura e uma dupla de agentes do grupamento Maria da Penha.
A Prefeitura também realizou parcerias com as polícias Civil e Militar nas revitalizações das unidades como do posto da Polícia Militar da Vicentina, do 37° Batalhão da Polícia Militar e da 89ª DP. As reformas tiveram participação de apenados em regime semiaberto da Casa de Custódia de Bulhões. O aproveitamento da mão de obra foi possível devido a uma parceria firmada entre a Prefeitura e o Governo do Estado, por meio da Fundação Santa Cabrini.
Pensando na segurança pública de Resende, em 2024, a Prefeitura iniciou as obras de construção da nova Central de Videomonitoramento, no bairro Morada da Colina. Para melhorar atender a unidade e a população, novas câmeras de monitoramento serão contratadas totalizando 500 unidades. Os equipamentos vão contar com reconhecimento facial e serão instalados em locais estratégicos da cidade, permitindo aumento da segurança no município.
Neste ano de 2024 tiveram início os trabalhos de implantação do Programa Segurança Presente. O programa é do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Resende, com o objetivo de reforçar a segurança aos moradores, com patrulhamento por policiais a pé, viaturas e motos.
-Sabemos que a Segurança Pública é um dever do Estado, porém a gestão municipal pode e deve promover medidas que garantam a segurança e o direito de ir e vir da população. Nestes 8 anos, a Guarda Civil Municipal recebeu melhorias e ações que contribuíram para o funcionamento e desenvolvimento do município. Sabemos também que o município enfrentou problemas nos últimos anos, mas sempre tivemos importantes parcerias com as polícias Civil e Militar do Estado para auxiliar na luta contra o crime. Esta medida integra o pacote de iniciativas voltadas para a segurança que conta com novas viaturas – destacou o prefeito Diogo Balieiro Diniz.

COMPARTILHE:

Por Douglas baltazar 12 de fevereiro de 2026
Primeiras doses do imunizante Nirsevimabe foram aplicadas na maternidade do Hospital São João Batista, referência de atendimento para gestantes de alto risco

Ouça a notícia completa