Fevre chega à etapa nacional de conferência ambiental

Douglas baltazar • 11 de setembro de 2025

Com projeto de aluna do 7º ano, unidade de Vila Americana representa o Rio de Janeiro em busca de justiça climática


O Colégio José Botelho de Athayde, da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), no bairro Vila Americana, segue fazendo história na educação ambiental. Depois de conquistar a etapa estadual, a unidade escolar agora terá a aluna Aline Carvalho Vilas Boas, do 7º ano do ensino fundamental, representando a cidade e o estado do Rio de Janeiro na etapa nacional da 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), que acontecerá em Brasília (DF), entre os dias 6 e 10 de outubro.

A conferência é uma iniciativa nacional organizada pelo Ministério da Educação (MEC), Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com o tema “Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”. O objetivo é fortalecer a educação ambiental em todo o país, incentivando o protagonismo estudantil e a construção de propostas concretas para a sustentabilidade e a justiça climática.

De acordo com a Fevre, o projeto apresentado pela escola surgiu dentro da eletiva Educação Ambiental e Pensamento Científico, na qual os alunos têm a oportunidade de refletir, pesquisar e desenvolver práticas inovadoras para transformar o cotidiano escolar e a comunidade. O trabalho coletivo das professoras Giselle Furtado e Marcela Cassin, aliado ao suporte da direção da escola, foi essencial para que a iniciativa crescesse e ganhasse reconhecimento em nível nacional.

Para a professora Giselle Furtado, esse resultado é motivo de orgulho: “Ver nosso projeto chegar à etapa nacional prova que nosso trabalho está fazendo diferença. Estamos construindo uma educação que ultrapassa os muros da escola e prepara nossos alunos para agir em favor do meio ambiente. Eles estão se tornando protagonistas de mudanças reais.”

A diretora do colégio, Janaína Vilhena Fortes, destaca que a conferência é um dos maiores encontros de mobilização estudantil do país na área ambiental, reunindo jovens de todas as regiões para discutir propostas de sustentabilidade e justiça climática.

“Essa conquista reforça a qualidade do ensino do Colégio José Botelho de Athayde e comprova que investir em educação ambiental é investir em um futuro mais justo e sustentável”, afirma a diretora.


COMPARTILHE:

Por Joao Pedro 19 de agosto de 2026
A Justiça do Trabalho decidiu suspender as demissões em massa que foram efetivadas pelas Casas Bahia em todo o país. A decisão foi proferida na noite desta terça-feira (18). A decisão foi motivada por um pedido da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) para barrar as dispensas. Na semana passada, a varejista anunciou que está com dificuldades financeiras e que protocolou na Justiça um pedido de recuperação judicial. Cerca de 1,9 mil funcionários foram demitidos e 298 lojas foram fechadas. Ao determinar a suspensão das demissões, a juíza Katarina Roberta Mousinho de Matos, da 11ª Vara do Trabalho do Distrito Federal, entendeu que as dispensas ocorreram sem a intervenção do sindicato da categoria, medida imprescindível conforme a legislação e a jurisprudência dos tribunais trabalhistas. "A medida não impede a requerida de, concluída efetiva intervenção sindical, adotar nova decisão empresarial de redimensionamento e, se foro caso, promover dispensas. O sindicato não dispõe de poder de veto. Exige-se somente que a decisão coletiva seja precedida de informação e oportunidade real de interlocução, antes de sua implementação", decidiu a magistrada. Conforme a liminar, a empresa terá prazo de cinco dias para restabelecer os vínculos trabalhistas e incluir os funcionários na folha de pagamento. Em 48 horas, o plano de saúde e os benefícios assistenciais também deverão ser restabelecidos. 

Ouça a notícia completa