Exemplo que vem do Nordeste: Presidente da FAA visita Sobral (CE) visando melhoria da educação em Valença e região

Douglas baltazar • 18 de julho de 2024

José Rogério Moura de Almeida Neto, visitou o município cearense na última semana

Conhecer práticas educacionais e de gestão pública que tornaram Sobral (CE) referência nacional. Foi com esse objetivo que o Presidente da Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA), José Rogério Moura de Almeida Neto, visitou o município cearense na última semana. A visita intensa de três dias ocorreu em companhia do Presidente da Associação Comercial e Industrial de Valença (Aciva), Leandro Raider. Eles estiveram em escolas e centros de formação, reuniram-se com gestores de Sobral e participaram de palestras sobre políticas públicas implementadas. “Queríamos entender melhor as estratégias implementadas que resultaram em uma significativa melhoria dos índices educacionais e de desenvolvimento socioeconômico da região”, explica José Rogério.

A aproximação com Sobral já vem ocorrendo há algum tempo. Tanto que, em fevereiro, a FAA lançou o Projeto IDealize visando à capacitação gratuita de gestores, técnicos das secretarias e pedagogos que atuam na educação básica de Valença, Rio das Flores, Rio Preto e Santa Rita do Jacutinga. E a presença dos dois gestores no Ceará foi mais um passo para melhoria da educação regional. “A visita foi extremamente enriquecedora. Sobral se destaca pela excelência em gestão educacional, infraestrutura de ensino e programas de formação de professores. Apresenta modelo de educação que é muito inspirador e pode ser adaptado para a realidade de Valença. Trazemos na bagagem diversas ideias e práticas que podem ser implementadas em nossa cidade para melhorar a qualidade da educação e serviços públicos oferecidos à população”, afirma José Rogério.

Agradecendo a hospitalidade, recepção e generosidade dos gestores de Sobral, especialmente do Secretário de Educação Herbert Lima, José Rogério antecipa que, em agosto, um time de colaboradores da FAA será enviado a Sobral para imersão de quatro dias. Em setembro, finalizando a pós-graduação vinculada ao Projeto IDealize ministrada pelo Centro Universitário de Valença – UniFAA, a fundação enviará 40 pós-graduandos, que são profissionais da educação pública da região, para imersão em Sobral. “Acredito que a cooperação entre cidades é essencial para o desenvolvimento educacional e social, e Sobral se mostrou um grande exemplo disso. Estamos motivados a aplicar em Valença as lições aprendidas e buscar parcerias que possam nos auxiliar nesse processo de transformação”, finaliza José Rogério.

Sobre Sobral

Há mais de 20 anos, Sobral tem concentrado esforços para a melhoria da educação pública. Uma prova disso é o desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), lançado pelo governo federal em 2005. Neste ano, 1365 municípios pontuaram melhor que Sobral. Doze anos depois, em 2017, após novo levantamento, Sobral passou a ocupar o primeiro lugar em todo o país no ensino fundamental. O resultado é fruto de um trabalho contínuo iniciado em 1997, quando tiveram início reformas para melhorar o sistema educacional. Três anos depois, em 2000, um estudo identificou que 48% das crianças na segunda série não sabiam ler.

No ano seguinte, pesquisa com alunos da segunda, terceira e quarta séries também mostrou baixa performance. A partir daí, ocorreu o compartilhamento dessas informações com a comunidade e foi estabelecida meta de 100% de alfabetização ao final do segundo ano com o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC). Para isso, apostou-se em metodologias inovadoras e materiais didáticos de qualidade. Outros pontos que asseguraram o sucesso: compromisso político e gestão eficiente; capacitação dos professores; avaliação e monitoramento; envolvimento da comunidade; e infraestrutura e recursos. 

--


COMPARTILHE:

Por Joao Pedro 30 de julho de 2026
Diversos bairros do Rio de Janeiro ficaram sem luz na tarde desta quarta-feira (29), em meio a uma ventania que assola a cidade. O vento chegou a ser considerado muito forte, atingindo 105,5 km/h no Aeroporto do Galeão, na Zona Norte, entre 16h e 17h . Equipes do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro foram acionadas para 26 salvamentos de pessoas. A corporação registrou ainda quatro desabamentos e precisou atender a 30 ocorrências de cortes de árvores. A concessionária de energia Light declarou que uma ocorrência externa ao sistema afetou o fornecimento de energia em áreas de toda a cidade. "Nossas equipes estão atuando para restabelecer o serviço o mais breve possível", declarou a companhia. Pouco antes das 18h, a empresa afirmou que havia restabelecido a oferta de energia em toda a cidade . Transportes O funcionamento das três linhas do metrô foi interrompido às 16h40, segundo a concessionária Metrô Rio. Passageiros relataram nas redes sociais que ficaram presos dentro das composições. Cerca de uma hora depois, a empresa divulgou que a operação foi retomada nas linhas 1 e 4, com intervalos em processo de normalização. A Linha 2 permaneceu sem funcionamento. A circulação das composições da Trens RJ também foi interrompida. No BRT, a ventania também danificou a cobertura da estação Dom Bosco, em Santa Cruz, na Zona Oeste, que precisou ser fechada. Segundo a Infraero, o Aeroporto Santos Dumont suspendeu as operações às 16h52 e continuava sem funcionar às 18h . Até esse horário, cinco voos comerciais e um executivo precisaram ser transferidos para outros aeroportos. Outros quatro voos tiveram as decolagens canceladas. Já no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão), quatro voos que iriam pousar foram encaminhados para outros aeroportos. Estágio Dois Os impactos das ventania levaram a Prefeitura do Rio de Janeiro a decretar Estágio Dois em uma escala de níveis de atenção que vai de um a cinco, o que significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade. O Centro de Operações da Prefeitura contabilizava, até as 18h15, a queda de 25 árvores, sendo 21 sobre vias e três sobre fiação.

Ouça a notícia completa