Get in touch

555-555-5555

mymail@mailservice.com

logo

Dom Francisco Biasin é nomeado como Administrador Apostólico da Diocese de Corumbá, MS

dez. 04, 2023

Dom Francisco Biasin é o novo Administrador Apostólico da Diocese de Corumbá.

O Papa Francisco nomeou nesta segunda-feira, 4 de dezembro, o Bispo Emérito de Barra do Piraí – Volta Redonda, Dom Francisco Biasin, como Administrador Apostólico da Diocese de Corumbá, no Mato Grosso do Sul. Ele assume interinamente até a posse do novo Bispo Diocesano.


Com 113 anos de história, a Diocese de Corumbá/MS foi criada pelo Papa São Pio X, em 5 de abril de 1910. Sua sede está vacante desde a nomeação de Dom João Aparecido Bergamasco, como Bispo da Diocese de Primavera do Leste - Paranatinga.


Dom Francisco Biasin estará na Diocese de Corumbá já nesta segunda-feira para iniciar os trabalhos pastorais junto aos fiéis. De acordo com o Bispo, o período de Administração Apostólica será de aproximadamente 6 meses a 1 ano e, após a nomeação do titular, ele retornará para a Diocese de Barra do Piraí - Volta Redonda.


“Tenho a missão de preparar os caminhos para o novo Bispo Diocesano de Corumbá. Conto com as orações de todos os irmãos e irmãs nesta nova jornada que a Igreja me confiou”, disse Dom Francisco Biasin.


O que é um Administrador Apostólico?


O Administrador Apostólico ou Administrador Diocesano é um Presbítero ou um Bispo, que administra uma Diocese ou Arquidiocese que se encontra em situação de sede vacante, ou seja, sem um Bispo ou Arcebispo Titular, eleito e residente. Quando o administrador é designado pelo Santo Padre, ele é chamado de Apostólico, quando diferentemente é designado pelos padres participantes do Colégio dos Consultores, é chamado de Diocesano.


Dom Francisco Biasin


Dom Francisco Biasin nasceu em Arzercavalli, Pádua, na Itália, em 06/09/1943. É filho de Attilio Biasin e Vitória Biasin. Foi ordenado sacerdote em 20/04/68 e Bispo em 12/10/2003. Escolheu o lema “Dar a vida pelos irmãos”.


Sua nomeação episcopal aconteceu em 2003 por São João Paulo II. A ordenação sagrou-se pela imposição das mãos de Dom Dino Marchió e, sua primeira missão, foi em Pesqueira, Pernambuco, entre 2003 e 2011.


Dom Francisco foi nomeado como o 7º Bispo para a Diocese de Barra do Piraí - Volta Redonda em 8 de junho de 2011 e tomou posse em 28 de agosto do mesmo ano. Seu governo Diocesano aconteceu entre 2011 e 2019.


Em outubro deste ano foi reconduzido ao cargo de presidente da Comissão Episcopal para os Bispos Eméritos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para o quadriênio de 2023 – 2027.



COMPARTILHE:

Por Matheus Suominsky 08 mai., 2024
Os fiéis do Vicariato de Volta Redonda podem ajudar os moradores do estado do Rio Grande do Sul com doações de alimentos não perecível, água, produto de higiene pessoal e limpeza, roupas, fralda descartável e ração para animais. A contribuição deve ser entregue no Santuário da Medalha Milagrosa, em Volta Redonda. O templo religioso está localizado na Rua 537, n° 10, no bairro Jardim Paraíba. No banner que o Santuário compartilhou em suas redes sociais, informando sobre o recebimento de doações, também consta o número do CNPJ do Regional Sul 3 da CNBB, para a contribuição via PIX: 33685686001041. Dom Luiz se solidariza ao povo gaúcho Na manhã desta quarta-feira (08), uma nota de solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul, assinada por Dom Luiz Henrique, foi publicada no site da Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda. Leia aqui . Foto: Diocese de Barra do Piraí - Volta Redonda

Ouça a notícia completa

Share by: