Cirurgia Robótica Chega a FOA oferecendo Tecnologia e Precisão

Douglas baltazar • 2 de maio de 2024

FOA torna-se pioneira na adoção dessa tecnologia na área.


A Fundação Oswaldo Aranha (FOA) tem a satisfação em anunciar a aquisição da plataforma Da Vinci X, um avançado sistema robótico que promete revolucionar a cirurgia médica em Volta Redonda, Sul Fluminense e todo o Vale do Paraíba. Com a chegada desse equipamento, a FOA torna-se pioneira na adoção dessa tecnologia na área, estendendo os limites da excelência médica e oferecendo um novo horizonte de cuidados de saúde para a comunidade.

A Da Vinci X tem capacidade para realizar cirurgias de todos os tipos de complexidade, nas especialidade de urologia, cirurgia geral e hérnias, bariátrica, colorretal, ginecológica, cirurgia torácica, oncologia, além de cabeça e pescoço, pediátrica e cardíaca. Com ceteza representa um marco significativo na oferta de procedimentos cirúrgicos avançados na região. Sua taxa de êxito impressionante de 99,9% destaca a eficácia e a confiabilidade desse equipamento de última geração.

O presidente da FOA, Eduardo Prado, expressou sua satisfação e responsabilidade com a aquisição do equipamento, destacando seu potencial para transformar a prática cirúrgica no Médio Vale do Paraíba. “É muita felicidade, mas também muita responsabilidade. O equipamento que vai transformar a cirurgia na região”, afirmou Eduardo.

O presidente ainda ressaltou a importância dessa aquisição para os serviços de saúde da FOA, destacando o compromisso da instituição em oferecer o que há de melhor em termos de inovação e tecnologia médica e mais uma vez na vanguarda do conhecimento.

“Vai agregar um valor importante para salvar vidas, para a qualidade do paciente, para a jornada do paciente dentro do futuro Hospital da FOA, que em breve será lançado. O hospital está sendo preparado para isso e para a educação, principalmente porque isso empolga os alunos, eles terão um instrumento de altíssima qualidade no mundo, é o que há de melhor do equipamento de robótica para cirurgia”, disse Eduardo.

Leia também:  Egressas apresentam projeto no Rio Innovation Week

A representante da empresa Strattner, Cybelle Costa, enfatizou a importância da parceria com a FOA e os benefícios que essa tecnologia trará para os pacientes. “É uma parceria de negócio, onde quem ganha é o paciente”, disse Cybelle, destacando o impacto positivo dessa iniciativa para a comunidade.

Dr. Heitor Santos, assessor da presidência da FOA e coordenador do programa de robótica hospitalar, explicou os benefícios da cirurgia robótica para os pacientes, incluindo maior precisão nos movimentos e tempos de recuperação mais curtos. Ele enfatizou que essa tecnologia permitirá realizar procedimentos cirúrgicos complexos com resultados aprimorados, proporcionando uma experiência mais satisfatória tanto para os cirurgiões quanto para os pacientes.

A diretora médica do hospital, Dra. Luciana Guimarães, ressaltou a importância da tecnologia Da Vinci X na melhoria da qualidade dos procedimentos cirúrgicos e na recuperação dos pacientes. “Estamos aqui mudando a história da cirurgia na nossa região”, afirmou Luciana, destacando o impacto transformador dessa tecnologia na prática cirúrgica local.

A cirurgia robótica Da Vinci representa uma revolução na forma como os procedimentos cirúrgicos são realizados, proporcionando mais precisão, segurança e eficácia para pacientes e médicos.

Ouça a reportagem:


COMPARTILHE:

Por Joao Pedro 9 de setembro de 2026
Um novo computador quântico educacional começou a formar estudantes, pesquisadores e professores para essa nova era da tecnologia. O Triangulum II, da empresa chinesa SpinQ, desenvolvido em parceria com a empresa de tecnologia Dobslit, está instalado no DigiTech, Centro de Referência em Tecnologia da Informação e Comunicação da Firjan Senai. O equipamento é um dos três computadores quânticos educacionais existentes no Brasil e o mais moderno do país. O avanço da computação quântica abre perspectivas importantes para setores estratégicos da economia como óleo e gás, energia, telecomunicações, logística, serviços financeiros e tecnologia. Para o sistema Firjan-Senai, a tecnologia interessa à indústria porque pode, no futuro, contribuir para resolver problemas que se tornam difíceis de processar à medida que aumenta o número de variáveis envolvidas. Isso não significa, necessariamente, que computadores quânticos serão mais rápidos que os convencionais em toda e qualquer tarefa. São máquinas projetadas para trabalhar de outra maneira e com determinados tipos de problemas. Computadores tradicionais trabalham com bits, que representam 0 ou 1. Já os computadores quânticos usam qubits, que podem representar 0, 1 e mais combinações desses dois estados ao mesmo tempo. Essa característica, associada a outros fenômenos da física quântica, permite explorar determinadas possibilidades de cálculo de uma forma diferente da computação convencional. Para Firjan-Senai, a questão para a indústria não é substituir os computadores atuais, mas entender em quais problemas a computação quântica poderá oferecer vantagens e como transformar esse potencial em aplicações reais. O presidente da Firjan, Luiz Cesio Caetano, destaca que o computador quântico tem a capacidade de explorar várias alternativas simultaneamente com mais chances de encontrar soluções de forma mais rápida. “Abre perspectivas para aplicações futuras em diversas áreas, como logística, finanças, farmacêutica, bem como em soberania e segurança nacional”, disse. Caetano acrescenta que a computação quântica está em estágio inicial de adoção, mas em todo o planeta já se vê uma disputa pela formação de profissionais capazes de trabalhar com mais essa tecnologia. “A Firjan-Senai pretende construir uma base de profissionais preparados para atuar em um mercado que está ganhando escala global. O computador será utilizado na formação de estudantes, pesquisadores e profissionais em requalificação”, disse o presidente.

Ouça a notícia completa