Bloco da Vida define enredo “Baile de Máscaras” para o Carnaval 2026

Bloco da Melhor Idade levará cerca de 700 componentes, 13 alas e quatro carros alegóricos aos desfiles em Volta Redonda

O Bloco da Vida, da Prefeitura de Volta Redonda, definiu como enredo do Carnaval 2026 o tema “Baile de Máscaras”. A proposta aborda a trajetória histórica das máscaras e seus significados, destacando o uso desse elemento em diferentes contextos, como rituais religiosos, manifestações culturais, festas e tradições de diversos povos.
O desfile apresentará uma narrativa que percorre diferentes períodos e regiões do mundo, mostrando como as máscaras atravessaram épocas e culturas, assumindo funções simbólicas, artísticas, sociais e festivas ao longo da história.
Os protótipos das fantasias do Carnaval 2026 já estão prontos e encontram-se em exposição no gabinete do prefeito Antônio Francisco Neto, permitindo que autoridades e convidados tenham um primeiro contato com o conceito visual do desfile, que promete luxo, criatividade e forte apelo histórico-cultural
Para 2026, o Bloco da Vida contará com cerca de 700 componentes, divididos em 13 alas, incluindo bateria, além de quatro carros alegóricos. O primeiro desfile está marcado para o dia 14 de fevereiro (sábado), na Vila Santa Cecília. Já o segundo desfile deve acontecer no dia 28 de fevereiro, também no mesmo local. Seguindo uma tradição que já se consolidou em Volta Redonda, a apresentação especial contará novamente com a participação da escola de samba campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro.
Maior bloco da Melhor Idade
Fundado em 1998, no primeiro mandato do prefeito Antônio Francisco Neto, o Bloco da Vida é o primeiro e maior bloco carnavalesco da Melhor Idade do Brasil. Os foliões têm mais de 55 anos e, em sua maioria, participam dos projetos voltados à Melhor Idade desenvolvidos pelas secretarias municipais de Esporte e Lazer (Smel), Assistência Social (Smas) e pela Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), por meio da Academia da Vida Oscar Cardoso. Ao longo de sua trajetória, o bloco já chegou a reunir cerca de 1,5 mil componentes e se tornou um dos maiores símbolos do Carnaval de Volta Redonda.
Reconhecido por seus enredos criativos, como o que abordou superstições e crenças populares em 2025, o Bloco da Vida mantém a tradição de confeccionar suas próprias fantasias e alegorias, com reaproveitamento de materiais, aliando arte, sustentabilidade e economia para os cofres públicos.
“Mais do que um desfile, o Bloco da Vida representa saúde, inclusão, convivência e alegria para a Melhor Idade, além de encantar o público e fortalecer a identidade cultural do Carnaval de Volta Redonda”, ressaltou o prefeito Neto.


