Barra do Piraí: Defesa Civil realiza vistoria no bairro Carbocálcio após alagamentos

Sintonia do Vale • 4 de janeiro de 2025

Sistema de captação de águas pluviais estava obstruído por sedimentos e vegetação; ação preventiva busca evitar novos alagamentos



Barra do Piraí – A Defesa Civil de Barra do Piraí realizou nesta sexta-feira (3) uma vistoria no bairro Carbocálcio para apurar as causas de alagamentos e acúmulo de lama registrados em diversos pontos da região. O problema, relatado por moradores, também trouxe dificuldades no trânsito e no acesso ao bairro após as chuvas da noite de quinta-feira (2).
A vistoria foi concentrada na Rua Silas Pereira da Mota, onde a equipe da Defesa Civil constatou um alagamento significativo. De acordo com o relatório técnico, o principal motivo foi a obstrução parcial do sistema de captação de águas pluviais. O bloqueio ocorreu devido ao acúmulo de sedimentos e vegetação dentro das manilhas, comprometendo a drenagem.
Como medida inicial, a secretaria planejou ações emergenciais, incluindo a desobstrução imediata do sistema, a realização de monitoramento preventivo e o desenvolvimento de estudos em parceria com as Secretarias de Serviços Públicos e Obras Públicas para propor soluções definitivas, como a readequação da canalização.
O secretário de Defesa Civil, Rafael Champion, destacou que alagamentos como o registrado poderiam ser evitados caso o sistema de escoamento estivesse em condições adequadas. “Ontem choveu 40 milímetros nas 24 horas, e isso é muito pouco para causar um alagamento. No entanto, a equipe da Defesa Civil foi até o local e encontrou as manilhas de escoamento entupidas por acúmulo de sujeira, como terra e restos de folha, e isso fez com que a água subisse”, explicou o secretário.
A prefeita Katia Miki reforçou a importância de ações preventivas, especialmente durante o período de chuvas. “Vistorias como essa são muito relevantes para a segurança da população. Elas podem impedir que desastres maiores aconteçam e salvar vidas. Vamos construir um governo que cuide verdadeiramente dos barrenses, em todos os âmbitos, e por isso, é imprescindível que estejamos atentos a possíveis problemas dessa natureza e, nesse processo, a Defesa Civil é indispensável”, concluiu a prefeita.

COMPARTILHE:

Por Douglas baltazar 12 de fevereiro de 2026
Primeiras doses do imunizante Nirsevimabe foram aplicadas na maternidade do Hospital São João Batista, referência de atendimento para gestantes de alto risco

Ouça a notícia completa