Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado fiscaliza interrupção do abastecimento e qualidade da água em Pinheiral

Douglas baltazar • 7 de março de 2024

Erro operacional causou o problema no abastecimento de água

A pedido do prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, a equipe da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro ( Agenersa), esteve no município para fiscalizar a interrupção do abastecimento e as condições da qualidade da água na cidade nesta quarta-feira, 06. A ação foi acompanhada pelo secretário municipal do Ambiente e Desenvolvimento Rural, Fábio Nogueira e o Gerente de operações da Rio + Saneamento, Gustavo Dias.


Os agentes da Agenersa compareceram até a Estação de Tratamento de Água (ETA), onde foi constatado que o motivo para a interrupção e coloração escura da água que chegou aos lares, foi devido a um erro operacional, desencadeado pelo defeito da válvula do decantador, equipamento que é projetado para diminuir a turbidez da água presente na forma de sólidos em suspensão.


A equipe destacou que o problema foi observado ainda na noite de ontem e por volta da zero hora o abastecimento foi imediatamente interrompido. O grupo mapeou a localidade atendida pela rede e já contratou uma empresa que será a responsável pela limpeza das caixas d`água , além de visitarem as residências afetadas. Os moradores terão descontos nas cobranças do mês de abril e não serão lesados.


Também será montado e encaminhado um relatório para a Câmara de Saneamento da Agenersa que logo após, seguirá para a presidência da instituição, onde normalmente será instaurado um processo.


Até a madrugada será finalizada a limpeza e o abastecimento totalmente retomado.

COMPARTILHE:

Por Joao Pedro • 24 de setembro de 2026
Vaticano – O bispo da Diocese de Barra do Piraí–Volta Redonda, Dom Luiz Henrique da Silva Brito, foi recebido pelo Papa Leão XIV nesta quarta-feira (23), durante audiência no Vaticano. No encontro, o religioso apresentou ao pontífice o Ano Diocesano da Família, iniciativa que marca a caminhada pastoral da diocese ao longo de 2026. Dom Luiz Henrique também entregou ao Papa a Carta Pastoral elaborada especialmente para o período. Segundo o bispo, Leão XIV recebeu a apresentação da iniciativa e agradeceu pelo trabalho desenvolvido pela Diocese de Barra do Piraí–Volta Redonda. “Hoje tive audiência com o Papa e falei do Ano da Família e entreguei a Carta Pastoral. Ele agradeceu a iniciativa”, relatou Dom Luiz Henrique. O Ano Diocesano da Família foi aberto oficialmente pela diocese em dezembro de 2025 e integra a programação pastoral desenvolvida ao longo deste ano. A iniciativa tem como proposta estimular a reflexão sobre a vida familiar, o diálogo e a vivência da fé nos lares.

Ouça a notícia completa