ADR Sul Fluminense define metas estratégicas para 2025

Sintonia do Vale • 27 de janeiro de 2025

Reunião em Quatis reuniu diretores e coordenadores para alinhar ações nos eixos de Mobilidade, Tecnologia, Educação e Turismo


A diretoria da ADR Sul Fluminense (Agência de Desenvolvimento Regional) se reuniu no último fim de semana para realizar seu planejamento estratégico e definir as metas para 2025. Durante o encontro, realizado no Hotel Fazenda Bom Retiro, em Quatis, foram discutidas as diretrizes de trabalho da entidade, que atua nos eixos de Mobilidade, Tecnologia, Educação e Turismo. Representantes de diversos segmentos da sociedade civil, que atuam de forma voluntária, participaram do debate sobre temas relevantes para a região Sul Fluminense.
O presidente da ADR Sul Fluminense, Péricles Aguiar, destacou a relevância do encontro, enfatizando que o planejamento é essencial para o sucesso das iniciativas da entidade. Ele também mencionou a presença de outros membros da sociedade civil e do Sebrae, parceiro estratégico da ADR em diversas ações.
“Nestes três dias de imersão, debatemos e alinhamos as principais ações e avanços da ADR, tanto na governança quanto nas atividades de cada eixo. Tivemos a participação de mais de 30 pessoas, o que enriqueceu o processo e resultou em um planejamento consistente. Esse alinhamento é essencial para monitorarmos e acompanharmos os resultados ao longo do ano. Saímos do encontro mais engajados e unidos na missão de promover o desenvolvimento sustentável da região, o que certamente trará bons frutos em 2025”, afirmou.
Os coordenadores de cada eixo apresentaram os temas e prioridades para o ano. Bueno Torrent, responsável pelo eixo de Mobilidade, destacou a necessidade de abordar o elevado número de acidentes na Serra das Araras. “Queremos promover um amplo debate sobre os acidentes na região, que não apenas ameaçam vidas, mas também prejudicam o trânsito entre o Sul Fluminense e a capital. A ideia é reunir diferentes setores da sociedade para buscar soluções que ajudem a reduzir esses incidentes e os atrasos causados por eles”, explicou.
No eixo Turismo, a diretora Denyse Singulani anunciou mudanças no projeto Circuito, que engloba 12 municípios da região. O objetivo será ampliar o escopo do projeto, que inicialmente focava no cicloturismo, para incluir atividades como caminhadas, corridas, passeios culturais e jeep tours. A iniciativa busca fortalecer a promoção do potencial turístico da região.
Já no eixo Tecnologia, o coordenador Willian Arantes ressaltou a integração de iniciativas tecnológicas entre os municípios. “Nosso destaque será conectar projetos como o Vírgula, de Volta Redonda, e o futuro Centro Tecnológico de Resende, criando uma rede de inovação no Sul Fluminense”, disse.
Por fim, no eixo Educação, o diretor Fernando Vitorino apontou três prioridades: a construção de um pacto regional pela Educação Inclusiva, capacitações voltadas à diversidade e a realização de uma mostra de Educação Inovadora, que apresentará iniciativas de escolas transformadoras dos municípios da região. “Queremos desenvolver projetos de qualidade e fomentar a inovação no ambiente escolar”, concluiu.

COMPARTILHE:

Por Joao Pedro 19 de agosto de 2026
A Justiça do Trabalho decidiu suspender as demissões em massa que foram efetivadas pelas Casas Bahia em todo o país. A decisão foi proferida na noite desta terça-feira (18). A decisão foi motivada por um pedido da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) para barrar as dispensas. Na semana passada, a varejista anunciou que está com dificuldades financeiras e que protocolou na Justiça um pedido de recuperação judicial. Cerca de 1,9 mil funcionários foram demitidos e 298 lojas foram fechadas. Ao determinar a suspensão das demissões, a juíza Katarina Roberta Mousinho de Matos, da 11ª Vara do Trabalho do Distrito Federal, entendeu que as dispensas ocorreram sem a intervenção do sindicato da categoria, medida imprescindível conforme a legislação e a jurisprudência dos tribunais trabalhistas. "A medida não impede a requerida de, concluída efetiva intervenção sindical, adotar nova decisão empresarial de redimensionamento e, se foro caso, promover dispensas. O sindicato não dispõe de poder de veto. Exige-se somente que a decisão coletiva seja precedida de informação e oportunidade real de interlocução, antes de sua implementação", decidiu a magistrada. Conforme a liminar, a empresa terá prazo de cinco dias para restabelecer os vínculos trabalhistas e incluir os funcionários na folha de pagamento. Em 48 horas, o plano de saúde e os benefícios assistenciais também deverão ser restabelecidos. 

Ouça a notícia completa