Ouça nosso Podcast

Um cartaz que diz família do dia
A logo for amigo da evangelização with a microphone in a circle.

Seja um Amigo da Evangelização e fortaleça a missão da Rádio Sintonia do Vale!

Aqui na Rádio Sintonia do Vale, estamos unidos por um propósito: divulgar a mensagem do evangelho de Jesus Cristo a todos os cantos do mundo. E você pode ser parte fundamental desse propósito tornando-se um dos nossos queridos Amigos da Evangelização.

Seja um Amigo da Evangelização!

Notícias

Por Douglas baltazar 22 de junho de 2026
Secretaria Municipal de Assistência e Prevenção às Drogas levou 40 famílias participantes da iniciativa que trabalha a prevenção e o fortalecimento dos vínculos Um passeio de 40 famílias ao município do Rio de Janeiro, com direito a visita ao Cristo Redentor, Museu do Amanhã e Praia de Copacabana, encerrou com chave de ouro o oitavo ciclo do programa “Famílias Fortes” realizado em Volta Redonda. A iniciativa do Governo Federal, coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência e Prevenção às Drogas (Semapred) no município, envolveu, ainda, encontros no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Três Poços com as famílias participantes, trabalhando o cuidado, aprendizado e fortalecimento de vínculos. O psicólogo Antônio Morais, da Semapred, falou sobre a importância do passeio como conclusão do ciclo. “Uma manhã maravilhosa para trazer as famílias que participam do programa. Um momento de muita alegria, muita diversão e, principalmente, para trazer essas famílias para o lugar onde elas merecem estar. Um lugar de acessibilidade, de participação e para desfrutar de um momento tão maravilhoso com essa paisagem”, explicou Antônio, mostrando a paisagem do Rio de Janeiro vista dos pés do Cristo Redentor. Mães participantes dos encontros, Daniele Conceição de Souza Nogueira e Sulamita Aparecida Fonseca elogiaram a iniciativa e a oportunidade da viagem para conhecer os famosos pontos turísticos e reforçar a integração entre as famílias “O programa foi um presente pra gente. Esse fortalecimento de vínculo familiar. E de bônus, esse passeio incrível, que tem um gostinho de família, porque a gente está aqui com os laços que a gente criou dentro do grupo, com mulheres e seus filhos. Então foi muito especial esse passeio”, afirmou Sulamita. “É inexplicável a experiência de estar aqui com o grupo, foram ótimas as reuniões e para ‘lacrar’: essa viagem maravilhosa. Se você puder, venha com a sua família, participe você também”, completou Daniele. Os adolescentes também curtiram o passeio, onde puderam aprender, interagir entre eles e reforçar os vínculos familiares. “Eu achei muito legal, quero vir mais, vir com a minha família foi muito interessante”, falou Agatha Monique Queiroz Neto, de 12 anos. “Foi muito legal. Eu aprendi como minha família é tão importante e estou aqui”, destacou Gabriel Davi Duarte dos Santos, de 13 anos. O diretor-técnico da Semapred, Vinícius Silva, acompanhou o grupo na viagem ao Rio e falou sobre o momento, que proporcionou prevenção com experiência cultural às famílias. “Trazendo essa mensagem de trabalhar essas habilidades emocionais, as habilidades do adolescente e fazer com que a família leve pra casa esse momento, troquem entre eles esse afeto e cada vez mais se sintam fortalecidos como família”.
Por Joao Pedro 22 de junho de 2026
A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) – através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), vinculado ao Departamento de Proteção Social Especial (DPES) –, realizou nesta sexta-feira (19) o III Seminário “Rede que Protege – Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”. A ação integrou a programação da Campanha Nacional Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil e reuniu profissionais da rede pública municipal para debater estratégias de prevenção, identificação e enfrentamento das violações de direitos de crianças e adolescentes. Com o tema “Rede que Protege”, o seminário teve como objetivo fortalecer e qualificar a atuação integrada dos diversos setores que compõem a rede de proteção, ampliando o conhecimento dos profissionais sobre as diferentes formas de trabalho infantil e aprimorando os fluxos de atendimento, encaminhamento e acompanhamento dos casos. A programação teve início com o credenciamento dos participantes e a abertura oficial, seguida de uma apresentação teatral do artista Washington Kellington, que trouxe reflexões sobre a importância da garantia dos direitos da infância. Na sequência, representantes dos órgãos municipais e instituições parceiras compuseram a mesa de abertura, reforçando a necessidade da atuação conjunta no combate ao trabalho infantil. Durante a manhã, o Peti apresentou as ações desenvolvidas no município. Em seguida, a representante da Comissão Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Coopeti), Letícia Diniz, conduziu o painel temático “Trabalho Infantil e Proteção Integral”, abordando os desafios para a identificação dos casos e a importância do trabalho articulado entre os diferentes serviços públicos. A coordenadora do Peti, Larissa Russoni, destacou que o seminário representa uma importante oportunidade de qualificação para os profissionais que atuam diretamente na proteção de crianças e adolescentes. “Este seminário é um espaço fundamental para fortalecer a rede de proteção e ampliar o olhar dos profissionais sobre as diversas formas de trabalho infantil, muitas vezes invisibilizadas. Quando qualificamos a atuação da rede, garantimos respostas mais rápidas e eficazes para proteger nossas crianças e adolescentes”, afirmou. A programação prosseguiu com as dinâmicas “Isso é infância?” e “Fluxos de Proteção e Estudo de Casos”, que estimularam o debate sobre situações do cotidiano profissional e contribuíram para o aperfeiçoamento das estratégias de proteção integral de crianças e adolescentes.
Por Joao Pedro 22 de junho de 2026
O inverno no Hemisfério Sul começou oficialmente às 5h24 deste domingo (21). A estação mais fria do ano é marcada por temperaturas baixas e dias curtos e termina em 22 de setembro, quando abre espaço para a primavera. Este ano, no entanto, por conta do El Niño, o inverno deverá ter temperaturas mais elevadas no Brasil . O início do fenômeno foi confirmado pela Agência dos Estados Unidos para Oceanos e Atmosfera (Noaa, na sigla em inglês) O El Niño, que significa O Menino, em espanhol, se caracteriza pelo aquecimento da região equatorial do Oceano Pacífico. O nome foi dado por pescadores do Peru e do Equador que apelidaram o aquecimento das águas em referência ao Niño Jesus ou Menino Jesus. "A gente pode não ter um inverno tão frio quanto a gente já teve", diz o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Melquizedek Rafael Duarte da Silva. "O El Niño acaba criando um bloqueio, principalmente próximo a São Paulo e não permite que as frentes frias avancem tanto para a região do Sudeste e também um pouco para a região Centro-Oeste", explica. Além de temperatura mais elevadas nessas regiões, o fenômeno pode trazer mais chuvas . "O El Niño favorece a ocorrência de mais chuvas na região Sul, podendo causar eventos extremos de chuva, com chuva muito forte um curto período de tempo. O inverno já é um período que chove na região Sul. Com acréscimos dos efeitos do El Niño, isso pode ser agravado", diz Silva.
Por Joao Pedro 22 de junho de 2026
Em comemoração aos seus 208 anos, o Museu Nacional, em São Cristóvão, no Rio de Janeiro, vai abrir para o público a partir de domingo (21) duas exposições inéditas distribuídas em seis salas do Paço de São Cristóvão, edifício histórico que abrigava coleções do museu, em reconstrução desde o incêndio que também o destruiu em 2 de setembro de 2018. Rescaldo das Memórias é a mostra individual do artista Vik Muniz, composta por fotografias e esculturas desenvolvidas a partir de cinzas e fragmentos de peças resgatadas do palácio. Segundo os organizadores, instalada na sala onde o incêndio de 2018 teve início e na qual é possível observar vigas de aço retorcidas pelo fogo, a exposição propõe reflexões sobre perda, memória e reconstrução, ao mesmo tempo em que reafirma a permanência do museu e sua capacidade de reinvenção. Desenvolvida pelas equipes do museu e do Projeto Museu Nacional Vive, a mostra Bastidores da Ciência expõe a potência criativa e científica da instituição. Da restauração à paleoarte, da modelagem digital à taxidermia, das ilustrações científicas às sofisticadas técnicas de conservação de acervos, a exposição lança luz sobre profissões, conhecimentos e modos de fazer que marcam o cotidiano de um museu de ciências. Instrumentos musicais produzidos pelo luthier Davi Lopes a partir de madeiras resgatadas do incêndio no museu também são destaques. “Não coloquei meus olhos na destruição e sim na renovação”, disse Davi. Achados arqueológicos, ornamentos históricos restaurados e um conjunto de acervos científicos doados pelo Museu Sueco de História Natural, apresentados em uma vitrine que celebra o bicentenário das relações Brasil–Suécia, completam a mostra. O diretor do Museu Nacional/UFRJ, Ronaldo Fernandes, destaca que “juntas, as mostras reafirmam a vitalidade da instituição, unindo arte, ciência e inovação, para aproximar o público de sua história e de seu futuro”.
Por Douglas baltazar 22 de junho de 2026
Secretaria Municipal de Assistência e Prevenção às Drogas levou 40 famílias participantes da iniciativa que trabalha a prevenção e o fortalecimento dos vínculos Um passeio de 40 famílias ao município do Rio de Janeiro, com direito a visita ao Cristo Redentor, Museu do Amanhã e Praia de Copacabana, encerrou com chave de ouro o oitavo ciclo do programa “Famílias Fortes” realizado em Volta Redonda. A iniciativa do Governo Federal, coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência e Prevenção às Drogas (Semapred) no município, envolveu, ainda, encontros no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Três Poços com as famílias participantes, trabalhando o cuidado, aprendizado e fortalecimento de vínculos. O psicólogo Antônio Morais, da Semapred, falou sobre a importância do passeio como conclusão do ciclo. “Uma manhã maravilhosa para trazer as famílias que participam do programa. Um momento de muita alegria, muita diversão e, principalmente, para trazer essas famílias para o lugar onde elas merecem estar. Um lugar de acessibilidade, de participação e para desfrutar de um momento tão maravilhoso com essa paisagem”, explicou Antônio, mostrando a paisagem do Rio de Janeiro vista dos pés do Cristo Redentor. Mães participantes dos encontros, Daniele Conceição de Souza Nogueira e Sulamita Aparecida Fonseca elogiaram a iniciativa e a oportunidade da viagem para conhecer os famosos pontos turísticos e reforçar a integração entre as famílias “O programa foi um presente pra gente. Esse fortalecimento de vínculo familiar. E de bônus, esse passeio incrível, que tem um gostinho de família, porque a gente está aqui com os laços que a gente criou dentro do grupo, com mulheres e seus filhos. Então foi muito especial esse passeio”, afirmou Sulamita. “É inexplicável a experiência de estar aqui com o grupo, foram ótimas as reuniões e para ‘lacrar’: essa viagem maravilhosa. Se você puder, venha com a sua família, participe você também”, completou Daniele. Os adolescentes também curtiram o passeio, onde puderam aprender, interagir entre eles e reforçar os vínculos familiares. “Eu achei muito legal, quero vir mais, vir com a minha família foi muito interessante”, falou Agatha Monique Queiroz Neto, de 12 anos. “Foi muito legal. Eu aprendi como minha família é tão importante e estou aqui”, destacou Gabriel Davi Duarte dos Santos, de 13 anos. O diretor-técnico da Semapred, Vinícius Silva, acompanhou o grupo na viagem ao Rio e falou sobre o momento, que proporcionou prevenção com experiência cultural às famílias. “Trazendo essa mensagem de trabalhar essas habilidades emocionais, as habilidades do adolescente e fazer com que a família leve pra casa esse momento, troquem entre eles esse afeto e cada vez mais se sintam fortalecidos como família”.
Por Joao Pedro 22 de junho de 2026
A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) – através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), vinculado ao Departamento de Proteção Social Especial (DPES) –, realizou nesta sexta-feira (19) o III Seminário “Rede que Protege – Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”. A ação integrou a programação da Campanha Nacional Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil e reuniu profissionais da rede pública municipal para debater estratégias de prevenção, identificação e enfrentamento das violações de direitos de crianças e adolescentes. Com o tema “Rede que Protege”, o seminário teve como objetivo fortalecer e qualificar a atuação integrada dos diversos setores que compõem a rede de proteção, ampliando o conhecimento dos profissionais sobre as diferentes formas de trabalho infantil e aprimorando os fluxos de atendimento, encaminhamento e acompanhamento dos casos. A programação teve início com o credenciamento dos participantes e a abertura oficial, seguida de uma apresentação teatral do artista Washington Kellington, que trouxe reflexões sobre a importância da garantia dos direitos da infância. Na sequência, representantes dos órgãos municipais e instituições parceiras compuseram a mesa de abertura, reforçando a necessidade da atuação conjunta no combate ao trabalho infantil. Durante a manhã, o Peti apresentou as ações desenvolvidas no município. Em seguida, a representante da Comissão Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Coopeti), Letícia Diniz, conduziu o painel temático “Trabalho Infantil e Proteção Integral”, abordando os desafios para a identificação dos casos e a importância do trabalho articulado entre os diferentes serviços públicos. A coordenadora do Peti, Larissa Russoni, destacou que o seminário representa uma importante oportunidade de qualificação para os profissionais que atuam diretamente na proteção de crianças e adolescentes. “Este seminário é um espaço fundamental para fortalecer a rede de proteção e ampliar o olhar dos profissionais sobre as diversas formas de trabalho infantil, muitas vezes invisibilizadas. Quando qualificamos a atuação da rede, garantimos respostas mais rápidas e eficazes para proteger nossas crianças e adolescentes”, afirmou. A programação prosseguiu com as dinâmicas “Isso é infância?” e “Fluxos de Proteção e Estudo de Casos”, que estimularam o debate sobre situações do cotidiano profissional e contribuíram para o aperfeiçoamento das estratégias de proteção integral de crianças e adolescentes.
Por Joao Pedro 22 de junho de 2026
O inverno no Hemisfério Sul começou oficialmente às 5h24 deste domingo (21). A estação mais fria do ano é marcada por temperaturas baixas e dias curtos e termina em 22 de setembro, quando abre espaço para a primavera. Este ano, no entanto, por conta do El Niño, o inverno deverá ter temperaturas mais elevadas no Brasil . O início do fenômeno foi confirmado pela Agência dos Estados Unidos para Oceanos e Atmosfera (Noaa, na sigla em inglês) O El Niño, que significa O Menino, em espanhol, se caracteriza pelo aquecimento da região equatorial do Oceano Pacífico. O nome foi dado por pescadores do Peru e do Equador que apelidaram o aquecimento das águas em referência ao Niño Jesus ou Menino Jesus. "A gente pode não ter um inverno tão frio quanto a gente já teve", diz o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Melquizedek Rafael Duarte da Silva. "O El Niño acaba criando um bloqueio, principalmente próximo a São Paulo e não permite que as frentes frias avancem tanto para a região do Sudeste e também um pouco para a região Centro-Oeste", explica. Além de temperatura mais elevadas nessas regiões, o fenômeno pode trazer mais chuvas . "O El Niño favorece a ocorrência de mais chuvas na região Sul, podendo causar eventos extremos de chuva, com chuva muito forte um curto período de tempo. O inverno já é um período que chove na região Sul. Com acréscimos dos efeitos do El Niño, isso pode ser agravado", diz Silva.
Por Joao Pedro 22 de junho de 2026
Em comemoração aos seus 208 anos, o Museu Nacional, em São Cristóvão, no Rio de Janeiro, vai abrir para o público a partir de domingo (21) duas exposições inéditas distribuídas em seis salas do Paço de São Cristóvão, edifício histórico que abrigava coleções do museu, em reconstrução desde o incêndio que também o destruiu em 2 de setembro de 2018. Rescaldo das Memórias é a mostra individual do artista Vik Muniz, composta por fotografias e esculturas desenvolvidas a partir de cinzas e fragmentos de peças resgatadas do palácio. Segundo os organizadores, instalada na sala onde o incêndio de 2018 teve início e na qual é possível observar vigas de aço retorcidas pelo fogo, a exposição propõe reflexões sobre perda, memória e reconstrução, ao mesmo tempo em que reafirma a permanência do museu e sua capacidade de reinvenção. Desenvolvida pelas equipes do museu e do Projeto Museu Nacional Vive, a mostra Bastidores da Ciência expõe a potência criativa e científica da instituição. Da restauração à paleoarte, da modelagem digital à taxidermia, das ilustrações científicas às sofisticadas técnicas de conservação de acervos, a exposição lança luz sobre profissões, conhecimentos e modos de fazer que marcam o cotidiano de um museu de ciências. Instrumentos musicais produzidos pelo luthier Davi Lopes a partir de madeiras resgatadas do incêndio no museu também são destaques. “Não coloquei meus olhos na destruição e sim na renovação”, disse Davi. Achados arqueológicos, ornamentos históricos restaurados e um conjunto de acervos científicos doados pelo Museu Sueco de História Natural, apresentados em uma vitrine que celebra o bicentenário das relações Brasil–Suécia, completam a mostra. O diretor do Museu Nacional/UFRJ, Ronaldo Fernandes, destaca que “juntas, as mostras reafirmam a vitalidade da instituição, unindo arte, ciência e inovação, para aproximar o público de sua história e de seu futuro”.
Por Joao Pedro 22 de junho de 2026
Dados da Organização Mundial de Alergia (WAO, do nome em inglês) apontam que 30% da população mundial têm algum tipo de alergia. No Brasil, isso se repete. Os brasileiros alérgicos constituem “uma multidão, um país dentro de outro”, disse à Agência Brasil a presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), Fátima Rodrigues Fernandes. "São vários tipos de doença ocasionadas por uma alteração do nosso sistema imunológico, que responde de uma maneira mais exacerbada a estímulos, causando as inflamações.”, afirmou. A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que, até 2050, metade da população global poderá ter alergias, devido às mudanças climáticas, que permitem maior penetração de alérgicos no organismo das pessoas. A rinite alérgica atinge cerca de 30% da população do Brasil. Cerca de 26% das crianças brasileiras têm rinite. Em adolescentes, esse percentual alcança 30%, de acordo com dados do Estudo Internacional de Asma e Alergias na Infância (ISSAC), aplicados em vários estados do país. A asma alérgica é outra condição prevalente no Brasil, atingindo cerca de 20% da população. No mundo, a asma afeta cerca de 260 milhões de indivíduos e responde por mais de 450 mil mortes a cada ano. Os principais sintomas da asma são falta de ar, chiado no peito, tosse, sensação de cansaço e dor no peito, frequentemente após esforço físico ou até mesmo ao falar e rir. Outra doença com impacto significativo na qualidade de vida é a dermatite atópica, doença crônica da pele, não contagiosa, que afeta pessoas de todas as idades. Esse tipo atinge especialmente as crianças - cerca de 20% - sendo que 5% delas apresentam a forma mais grave da doença. Em torno de 60% dos casos são iniciados no primeiro ano de vida. Entre os adultos, a estimativa é que 3% tenham dermatite atópica. A coceira intensa e as lesões de pele levam o paciente a quadros de ansiedade e, por vezes, até à depressão, de acordo com a Asbai.
Por Joao Pedro 22 de junho de 2026
O retorno de Rebeca Andrade às competições foi em grande estilo. A campeã olímpica na ginástica artística ficou longe dos campeonatos por quase dois anos, mas retornou neste domingo (21) e trouxe logo o ouro no salto durante o campeonato Pan-Americano de ginástica artística, no Rio de Janeiro. A performance de Rebeca foi o ponto alto de um dia que teve mais seis medalhas do Brasil. Rebeca Andrade conquistou o ouro no salto - algo inédito para o Brasil em um Pan - com uma média de 14.266, resultado de dois saltos notas 14.433 (a nota mais alta da competição) e 13.700. A prata ficou com a canadense Lia Monica (14.249) e o bronze com a estadounidense Claire Pease (13.916).
Por Joao Pedro 22 de junho de 2026
Uma pesquisa inédita da Blis Data 2026 , a maior base de dados sobre pacientes canábicos da América Latina, aponta a musculação como a principal atividade praticada por quem faz esse tipo de tratamento com produtos importados. Ela aparece no topo da lista das modalidades mais populares, com 44%. Levantar peso para trabalhar os músculos fica em primeiro lugar com forte predominância, já que a segunda colocada, a caminhada, soma apenas 9%. Corrida e pilates respondem, respectivamente, por 8,4% e 8%. Na quinta colocação fica o ciclismo (6%). Em uma relação mais longa, de 10 posições, o futebol figura em penúltimo, isto é, 9º lugar. A maioria (54%) dos participantes se exercita de três a cinco vezes por semana. Um quinto (20%) mantém-se ativo diariamente. A Blis Data 2026 revela ainda as queixas mais comumente relatadas pelos pacientes canábicos. São elas: perda de foco (1°), sono ruim (2°) e estresse matinal (3°).
Por Douglas baltazar 17 de junho de 2026
A previsão do tempo para esta quarta (17) e quinta-feira (18), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divide o Brasil em cenários distintos. Enquanto o centro-sul do país continua com baixas temperaturas e a possibilidade da ocorrência de geada, a Região Norte concentra os maiores volumes de chuva. Além disso, uma nova frente de instabilidade marca o retorno das precipitações ao Rio Grande do Sul amanhã. No sul do país, as manhãs de hoje e amanhã serão marcadas pelo risco de geada nas serras gaúcha e catarinense, além do sul do Paraná, com temperaturas mínimas próximas de 0° C. O tempo seco predominante hoje dará lugar a novas áreas de instabilidade nesta quinta-feira, e deve trazer a chuva de volta ao oeste do Rio Grande do Sul, acompanhada de possíveis trovoadas.
VEJA MAIS
Um homem de terno está sentado em frente a um microfone

Palavra do Bispo

Ouça agora!

Fale conosco

É um gradiente do amarelo ao marrom.

A sua opinião ajuda a construir um serviço de qualidade. Por isso, envie-nos suas sugestões, críticas, elogios ou dúvidas.