Estado apresenta propostas de concessão da Dutra e Rio-Santos a prefeitos do Sul Fluminense

13/01/2020 - 12:24

Representantes da Secretaria de Estado e Transportes vão se reunir com prefeitos de municípios localizados no eixo da Rodovia Presidente Dutra (BR-116) e Rio Santos (BR-101) para debater um projeto de concessão das duas rodovias pelo Governo Federal. A apresentação será no prédio anexo ao Palácio Guanabara pelo secretário Delmo Pinho.

As audiências públicas promovidas pelo Governo Federal acontecem nesta segunda-feira (13), em Brasília, na quarta-feira, no Rio de Janeiro, e na sexta-feira, em São Paulo.

Dutra

A Rodovia Presidente Dutra é operada atualmente pela empresa CCR NovaDutra e a principal ligação entre Rio e São Paulo. A atual concessão, que vence em março de 2021, tem 402 km de extensão. A rodovia também é a principal ligação entre o Nordeste e o Sul do país, cortando 34 municípios.

Aproximadamente 42 mil veículos transitam pela rodovia por dia , sendo realizadas 666 ocorrências operacionais entre atendimentos de socorro médico e mecânico. É a maior concessão rodoviária do país em termos de volume diário de tráfego.

Projeto

O projeto foi qualificado para compor o portfólio de projetos do Programa de Parcerias de Investimentos durante a 2ª Reunião do Conselho do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos). A qualificação sinaliza o início dos estudos para a realização de uma nova concessão, a ser implantada ao término do contrato atual.

A nova concessão consistirá na exploração do sistema rodoviário, por 30 anos, da infraestrutura e da prestação do serviço público de recuperação, operação, manutenção, monitoramento, conservação, implantação de melhorias, ampliação de capacidade, manutenção do nível de serviço e segurança do usuário.

Nos estudos submetidos à audiência pública, o escopo do empreendimento foi aumentado para 598,5 km, sendo incorporados outros trechos, como 124,9 km na BR-116/RJ (entre o entroncamento com a BR-465 em Seropédica, no km 214,7, e a divisa RJ/SJ, no km 339,6).

São estimados R$ 17 bilhões em investimentos e R$ 15,4 bilhões em custos operacionais ao longo do período da concessão. Dentre as principais melhorias previstas na Dutra, estão a construção de nova pista de subida, contando com viadutos e um túnel para o trecho da Serra das Araras, a implantação de 337,2 km de faixas adicionais e 68,2 km de vias marginais, entre outras.

Já a Rio-Santos tem no projeto a previsão de três túneis, além de diversos dispositivos de passagem em desnível, passarelas e passagens de fauna.

O projeto conta ainda com diversas inovações no modelo operacional, caracterizando-se como o projeto rodoviário mais tecnológico da América Latina. Serão incorporadas a iluminação LED “inteligente”, Sistema de Detecção Automática de Incidentes (DAI), Sistema de Apoio à Gestão de Tráfego (SAGT) e Sistema de Gestão de Ativos (SGA), além de outros dispositivos tecnológicos que permitam melhorar a segurança viária, a gestão dos ativos da concessão e os aspectos socioambientais do projeto.