MENSAGEM AO POVO DE DEUS POR OCASIÃO DO ANIVERSÁRIO DE 24 ANOS DO MUNICÍPIO DE PORTO REAL DOM LUIZ HENRIQUE DA SILVA BRITO

05/11/2019 - 14:01

Dom Luiz Henrique da Silva Brito

Bispo da diocese de Barra do Piraí ? Volta Redonda

 

Volta Redonda, 05 de novembro de 2019

 

Prezado Sr. Prefeito, Ailton Marques

Prezado Pe. Ronaldo Costa - Pároco em Nossa Senhora das Dores ediácono

Queridos Cidadãos porto-realenses

 

Aos 24 anos,Porto Real celebra o desenvolvimento e a prosperidade do trabalhador como um dos principais polos industriais da região.Mesmo diante das dificuldades econômicas dos últimos anos, a primeira colônia italiana no Brasil abriga multinacionais e uma política de atração de novas indústrias e investimentos que beneficiam não apenas os moradores da cidade, mas de toda a região. A expansão industrial, porém, não fez a cidade perder a cordialidade do interior. Localizada na Região da Agulhas Negras, a cidade oferece clima ameno e seu povo tem em sua fé a devoção por Nossa Senhora das Dores.

Lugarejo tranquilo, Porto Real recebeu esse nome por ser uma das paradas de veraneio da Família Real. Embora fisicamente a história não tenha sido preservada com casarões e museus, a população de Porto Real carrega na lembrança e no modo de viver, as marcas de uma cidade que preza pelaqualidade de vida. Além disso, os porto-realenses preservam a memória dos imigrantes que aqui vieram fazer morada, como a Casa do Imigrante que fica no Horto Municipal. Valorizar as raízes é celebrar aqueles que vieram antes de nós e preparam o nosso presente.

Lembrando as palavras do Papa Francisco,em ocasião do ciclo de catequeses sobre a família, ressalto que o ?o trabalho é sagrado e dá dignidade a uma família. Por isso, é preciso rezar para que não falte o trabalho?. Desta forma, rogo a Deus pela vida dos trabalhadores e seus familiares, que juntos caminham na construção de um município cada vez mais desenvolvido, sem abrir mão da fé. Das autoridades esperamos a justa distribuição da renda alcançada pelo esforço do trabalho coletivo e do investimento das empresas,para que seja aplicada em serviços e políticas públicas para os seus quase 20 mil habitantes. Que a exemplo de Jesus Cristo perseverem com esperança e motivação, fazendo crescer em seus lares o amor e a esperança em Deus.

Pedimos a Deus, pela intercessão de Nossa Senhora das Dores, proteção e prosperidade para esse município.

 

 

Dom Luiz Henrique da Silva Brito

Bispo da diocese de Barra do Piraí ? Volta Redonda