MENSAGEM AO POVO DE DEUS POR OCASIÃO DO ANIVERSÁRIO DE 182 ANOS DO MUNICÍPIO DE PIRAÍ DOM LUIZ HENRIQUE DA SILVA BRITO

17/10/2019 - 11:32

Bispo da diocese de Barra do Piraí - Volta Redonda

 

Volta Redonda, 17 de outubro de 2019

Sr. Prefeito, Luiz Antonio da Silva Neves

Prezados sacerdotes, diáconos e religiosos do município de Piraí

Queridos Cidadãos Piraienses

 

Nos 182 anos de história do município de Piraí comemorados neste dia 17 de outubro, ressalto como bispo diocesano a importância desse município não só para a diocese, como para toda a região. A cidade de pouco mais de 26 mil habitantes, segundo último censo realizado, tem como principais atividades econômicas: agricultura, pecuária, silvicultura, pesca, indústria, produção e distribuição de eletricidade, construção civil, comércio e prestação de serviços.O município tem nome de origem indígena "Rio de Peixes" e revela a relevância de seus recursos hídricos para todo o Estado do Rio. Por isso é importante frisar a necessidade do olhar coletivo para a utilização da água para que seja fonte de vida e não apenas utilizada como objeto de rentabilidade. É preciso olhar com cuidado e proteção como nos disse Papa Francisco na Encíclica Laudato Si "Há lugares que requerem um cuidado particular pela sua enorme importância para o ecossistema mundial, ou que constituem significativas reservas de água assegurando assim outras formas de vida" (PAPA FRANCISCO, 2015, LAUDATO SI, N. 37)

A história da criação do povoado até a elevação à condição de cidade está intimamente associada ao elemento religioso. Foi a partir da fundação da capela de Santana que se formou o povoado de Santana do Piraí. A atuação da Igreja também foi determinante para mais tardechegar à condição de freguesia e depois de cidade.Berço de luta popular pela terra, acidade foi palco de uma das maiores revoluções pelo direito à moradia. À época de dom Waldyr Calheiros, bispo da diocese durante 33 anos, famílias conquistaram seu próprio chão para que pudessem morar, trabalhar e usar a terra de forma produtiva. 

Citando o Santo Padre, o Papa Francisco, encorajo-vos a persistirem na luta pelos direitos essenciais da pessoa humana. "Atrevo-me a dizer que o futuro da humanidade está, em grande medida, nas vossas mãos, na vossa capacidade de vos organizar e promover alternativas criativas na busca diária dos "3 T" (trabalho, teto, terra), e também na vossa participação como protagonistas nos grandes processos de mudança nacionais, regionais e mundiais. Não se acanhem!" (PAPA FRANCISCO, 2015, BOLÍVIA).

Por intercessão de Santana, padroeira do município e da diocese, desça sobre todos e todas a benção de Deus. 

 

Dom Luiz Henrique da Silva Brito

Bispo diocesano de Barra do Piraí - Volta Redonda