Anunciado novo bispo para a diocese de Barra do Piraí- Volta Redonda

13/03/2019 - 10:54

Na manhã desta quarta-feira, dia 13, o Vaticano anunciou o nome do novo bispo que irá conduzir a diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda. Trata-se de dom Luiz Henrique da Silva Brito, atualmente bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

O comunicado oficial na região foi feito por dom Francisco Biasin numa reunião com os padres e funcionários da mitra diocesana e por meio dos veículos de comunicação da diocese. Nos próximos meses, dom Francisco continuará na diocese como administrador apostólico, auxiliando na transição até que o novo bispo assuma. A posse está marcada para o dia 11/05, às 9h, na Igreja Nossa Senhora da Conceição no Conforto, em Volta Redonda.

 

Entenda como funciona a troca de bispos

Em setembro de 2018, dom Francisco Biasin completou 75 anos, idade limite estipulada pela Igreja Católica para a renúncia de um bispo (aposentadoria). Ao completar a idade, o então bispo enviou uma carta ao Papa Francisco que acolheu o pedido de renúncia nos meses seguintes e a nomeação do novo bispo foi anunciada nesta quarta-feira.  

“Ele vem com muita alegria e muito gás, é um bispo jovem e dará a sua contribuição para que a diocese continue a sua caminhada na história de acordo com os apelos de Deus e de acordo também com a caminhada que até agora a diocese tem feito. Cabe a mim expressar agradecimento a Deus por esses quase oito anos que passei aqui no meio do povo de Deus dessa querida diocese...e vou ficar por aqui. Continuarei a dar minha presença, rezar e acolher as pessoas, respeitando o governo pastoral do novo bispo. A caminhada continua, somando os esforços e dons que cada um recebeu de Deus para serviço do povo Dele”, disse dom Francisco Biasin.

 

Conheça o novo bispo

Filho do casal João de Brito e Narly da Silva Brito, Dom Luiz Henrique da Silva Brito nasceu em São Gonçalo, RJ, em 19 de maio de 1967. Cursou teologia e filosofia no Seminário de São José, no Rio de Janeiro, como seminarista da diocese de Campos. No seminário, foi prefeito de disciplina. Foi ordenado padre por Dom João Corso na Catedral Diocesana Santíssimo Salvador, em Campos dos Goytacazes, em 1991. Antes de ser nomeado bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Luiz Henrique foi pároco em três paróquias de Campos. Depois da formação no Rio de Janeiro em teologia pelo Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese e em Direito Canônico pelo Instituto Superior de Direito Canônico, concluiu em 2005 o mestrado em Roma.

Ao retornar à sua diocese de origem assumiu ainda mais duas paróquias. Foi nomeado bispo titular de Zallata e auxiliar do Rio de Janeiro em 29 de fevereiro de 2012 e ordenado bispo em 12 de maio de 2012.
Em carta enviada a diocese, o novo bispo destaca a alegria em ser nomeado para a diocese de Barra do Piraí Volta - Redonda, que tem uma ligação histórica com a diocese onde foi gerado no ministério presbiteral, Campos dos Goytacazes, pois as duas foram erigidas no dia 4 de dezembro de 1922. “Sinto-me honrado e, ao mesmo tempo, pequeno diante de uma história tão rica nesta diocese onde passaram grandes bispos que foram pastores corajosos e magníficos servidores do Evangelho. Cada bispo pela graça de estado que é investido, no contexto próprio de seu pastoreio é aquele que imprime um direcionamento, no discernimento de pastor, necessário para o momento histórico em que vive. Peço a Deus que, através do seu Santo Espírito, eu possa discernir bem o momento eclesial que se vislumbra para que consiga corresponder aos anseios e necessidades pastorais, sociais e espirituais do conjunto dos fiéis, não limitado a ideologias ou posicionamentos estreitos de qualquer vertente que impedem o crescimento do Reino de Deus, mas tendo capacidade da escuta de forma a corresponder aos desafios e urgências da evangelização”, disse em um trecho da carta que pode ser conferida na íntegra no portal da diocese www.diocesevr.com.br

Atuação como bispo auxiliar do Rio de Janeiro

Dom Luiz Henrique atuou como bispo animador do Vicariato Norte, dos vicariatos episcopais para a Caridade Social e para a Comunicação Social e da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral. Foi responsável pelos Círculos Bíblicos, pelas Comunidades Eclesiais de Base e pela Rádio Catedral, além de diretor das Escolas de Fé e Catequese Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Atualmente, ele é moderador da Cúria Metropolitana, Bispo Referencial do Vicariato Episcopal Urbano, da Pastoral Presbiteral, das Ordens Terceiras, Irmandades e Confrarias, do Economato, do Departamento Jurídico e da Administração dos Bens Temporais da Arquidiocese. É presidente da Comissão de Recuperação de Patrimônios, membro da Comissão Arquidiocesana de Aquisição de Terrenos e Evangelização, professor do seminário arquidiocesano de São José e bispo referencial dos Presbíteros e do Diaconato Permanente do Regional Leste 1 da CNBB.