Escolas de Angra dos Reis recebem palestras sobre combate ao suicídio

14/09/2018 - 11:15

A Prefeitura de Angra, através de uma parceria entre as Secretarias de Saúde e de Educação, com o apoio da Superintendência de Trânsito e do Instituto de Apoio e Gestão à Saúde – IAGES, vai realizar a partir da próxima quarta-feira, 19, o projeto “Falar é a melhor solução”, que visitará escolas municipais para levar informações sobre o combate ao suicídio. 

As primeiras unidades de ensino a receberem a palestra que faz parte do projeto serão a Escola Municipal Alexina Lowndes, no Bonfim, na quinta-feira, 20, pela manhã e à tarde; e a Escola Municipal Cornelis Verolme, em Jacuecanga, na sexta-feira, 21, nos três turnos, para atender também aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos, à noite.

O projeto tem o intuito de organizar um serviço de saúde itinerante, com o objetivo de conscientizar alunos, professores e pais, com a ajuda de profissionais qualificados. A campanha contará com a distribuição de panfletos, palestras e aulas dinâmicas.

O projeto “Falar é a melhor solução” foi apresentado durante uma cerimônia ocorrida no auditório da Defesa Civil, na quarta-feira, 12. A iniciativa faz parte das ações promovidas no mês “Setembro Amarelo”, com o objetivo de chamar a atenção da população para o alto número nos casos de suicídios.

"Este tema se torna cada vez mais essencial na discussão sobre saúde. Eu estou presente em escolas e percebo que as crianças estão, cada vez mais, enfrentando questões sobre o suicídio. Então, devemos sempre procurar as melhores maneiras para ajudá-las", comentou um dos quatro profissionais voluntários que vão se revezar na apresentação das palestras nas unidades de educação.

A previsão é que as palestras sejam levadas para as estudantes das seguintes escolas municipais: Alexina Lowndes (Bonfim), Áurea Pires da Gama (Bracuí), Brigadeiro Nóbrega (Abraão), Cacique Cunhambebe (Frade), Cel. João Pedro Almeida (Camorim), Cornelis Verolme (Jacuecanga), Dom Pedro I (Serra D´Água), Gal. Silvestre Travassos (Araçatiba), Mauro Sergio da Cunha (Campo Belo), Nova Perequê (Parque Mambucaba), Pedro Soares (Provetá), Prefeito Francisco Pereira Rocha (Morro da Cruz), Prof. Amélia Araújo Lage (Garatucaia), Prof. Cleusa Forte de Pinho Jordão (Japuíba), Prof. José Américo Lomeu Bastos (Morro do Abel), Tânia Rita (Belém), Raul Pompéia (Monsuaba) e Tereza Pinheiro de Almeida (Japuíba).