Secretaria de Saúde de Barra Mansa implementa Programa Alimentação Saudável

11/01/2018 - 11:55

Por meio do Nasf (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), do Centro do Idoso e do Programa de Doenças Crônicas, a Secretaria de Saúde de Barra Mansa irá realizar ao longo do ano, ações voltadas para intensificar e estimular a promoção de alimentação saudável. O objetivo é o aumento de informações sobre alimentação adequada, com foco na prevenção de distúrbios nutricionais, como a obesidade e desnutrição.

A primeira oficina do programa Alimentação Saudável será realizada no próximo dia 25, às 13 horas, no auditório do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM). A previsão do coordenador do Nasf, Wesley Abel Mariano, é de que 120 agentes comunitários de saúde participem da reunião.

A intenção do Nasf e do Saúde nas Escolas é promover uma série de oficinas envolvendo as comunidades. As datas serão definidas nas próximas semanas.

- Papo e Cozinha – direcionada à terceira idade, a oficina visa orienta este público para a substituição de ingredientes, como farinha branca e leite condensado, nas receitas culinárias. O reaproveitamento de alimentos também será abordado na reunião. Um varal de receitas fará parte deste encontro.

- Ervas e temperos – tem o objetivo de estimular a substituição dos temperos industrializados e a redução do sódio (sal).

- Horta caseira – vai promover orientações sobre o manejo de leguminosas, verduras e temperos em hortas suspensas, hortas em garrafas pets e em canos de PVC.

- Nutrição kids -  visa estimular o consumo de verduras, legumes, frutas e carnes no cardápio infantil, combatendo a ingestão de macarrão instantâneo e biscoitos diversos, achocolatados e refrigerantes. As crianças serão estimuladas a conhecer as frutas através do cheiro.

- Nutrição teen – direcionada aos adolescentes, a oficina visa orientar sobre como os alimentos fast food favorecem a obesidade.

- Picnic com os idosos – Tem a finalidade de integrar a terceira idade e disseminar a importância da ingestão de frutas e alimentos saudáveis.